Sustentabilidade

Na Índia, escola cobra mensalidade dos estudantes em plástico ao invés de dinheiro

por: Gabriela Glette

A melhor maneira de transformar o mundo é através da educação e é exatamente isso que uma escola na Índia vem fazendo. Localizada em Assam, a Akshar Foundation é uma escola modelo que aposta em um sistema inovador e revolucionário. E, carregar plástico – todos os dias, faz parte do currículo, que tem como objetivo propor uma educação interativa e viva, a partir dos próprios desafios que enfrentamos hoje no mundo.

escola índia plástico 1

Mazin Mukhtar – cofundador da escola junto de sua esposa, sempre teve este sonho e explica:Nós dois já estávamos sonhando em começar uma nova tipo de escola projetada especificamente para crianças em situação de pobreza. Formamos Akshar no mesmo ano em que nos conhecemos e começamos nossa escola, a Akshar Foundation, em 2016″.

escola índia plástico 2

Segundo a ONU, o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI, o que explica a incrível iniciativa desta escola. Entretanto, o começo não foi fácil, o que obrigou Mazin a criar as ‘taxas escolares de plástico’: Quando começamos o centro de reciclagem, os pais não eram cooperativos no início. Então, nós criamos a ideia de “Taxas Escolares de Plástico” para obrigar os pais a reciclar. Na realidade, é mais como uma lição de casa obrigatória que serve para lembrar os pais de que a escola é totalmente gratuita, mas o mínimo que você pode fazer é nos ajudar e ajudar, enviando o lixo limpo e seco de casa”.

escola índia plástico 3

Antes da escola ser inaugurada, a grande maioria das crianças trabalhava em pedreiras próximas, onde ganhavam cerca de U$2.50 por dia. Ao deixar o trabalho para estudar, a solução encontrada foi oferecer aos alunos mais velhos para ensinar os mais novos e, assim, pagando um salário a eles, que os permite de comprar lanches, papel e roupas. Um dos pilares de educação da Akshar Foundation é ensinar às crianças sobre os efeitos nocivos do plástico, como por exemplo queimá-lo, prática comum na região.

escola índia plástico 4

O plástico acumulado é usado para construir tijolos ecológicos, que misturados com cimento têm sido utilizados na construção de novos ambientes da escola. Entretanto, também faz parte do currículo inglês, matemática e ciências, mas na escola secundária, o currículo incorpora carpintaria, bordado, reciclagem, fotografia e, em breve, um curso de técnico solar mais desenvolvido. Literalmente, uma escola modelo!

escola índia plástico 5

escola índia plástico 6

escola índia plástico 7

escola índia plástico 8

escola índia plástico 9

escola índia plástico 10

escola índia plástico 11

escola índia plástico 12

Publicidade

Fotos: Akshar foundation 


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Baleia é encontrada morta com 100 kg de plástico no estômago