Ciência

Nasa confirma que primeira mulher será enviada à lua em 2024

por: Vitor Paiva

Nos últimos anos a NASA vem anunciando o plano de retornar ao cenário de seu maior feito – e voltar a enviar uma missão tripulada à lua. Desde que, em junho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os dois primeiros seres humanos a pisarem no satélite, somente outras 11 pessoas retornaram ao solo lunar. A próxima missão, segundo a agência especial estadunidense, acontecerá em 2024, e terá um diferencial determinante: levará a primeira mulher à lua.

A missão que levará um homem e uma mulher não ganhou o nome de “Artemis” por acaso: mantendo a tradição de utilizar nomes de deuses gregos em suas missões lunares, Artemis era a deusa grega da lua, e irmã gêmea de Apolo – que batizou justamente a missão que levou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins – que ficou na nave enquanto os dois astronautas caminhavam na lua – a desbravar pela primeira vez o satélite vizinho à Terra. O projeto custará 1,6 bilhões de dólares, orçamento já confirmado pelo presidente Trump.

Os nomes dos astronautas da missão “Artemis” ainda não foram anunciados, mas a NASA já anunciou, em nota oficial, que os trabalhos pelo projeto estão acontecendo a todo vapor. “Nossos esforços incluirão novos trabalhos nos centros da NASA para fornecer as principais tecnologias e cargas úteis científicas necessárias para a superfície lunar, aumentando os esforços já em andamento por todo o país”, afirmou a nota.

Publicidade

© fotos: NASA


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alemanha incentiva população a ter filhos com dedução de impostos, creches e licenças remuneradas