Fotografia

Nem Britney nem Paris Hilton. Essa foi a primeira selfie da humanidade

por: Redação Hypeness

A selfie se popularizou nos últimos anos, já que é a solução perfeita quando estamos sozinhos e queremos tirar uma foto. Porém, enquanto o dicionário inglês Oxford a define como “uma fotografia que alguém tirou de si com um smartphone ou webcan”, podemos pensar nela apenas como uma fotografia que se tira de si mesmo e, sendo assim, ela está longe de ser um fenômeno recente. Muito antes de Paris Hilton e outras celebridades bombarem o feed do Instagram com milhares de selfies, o químico e fotógrafo Robert Cornelius, foi o responsável pela primeira selfie do mundo – em 1839.

primeira selfie 1

De fato, o autorretrato fotográfico era bastante comum nos primórdios da fotografia. E, antes mesmo disso, praticamente todos os grandes artistas pintaram seus próprios autorretratos (Alô, Van Gogh!). O norte americano Robert Cornelius, entretanto, possui dois títulos, pois esta mesma fotografia tirada por ele é considerada, ao mesmo tempo, o primeiro retrato e a primeira selfie do mundo.

primeira selfie 2

Na época, Cornelius tinha 30 anos e instalou sua câmera na parte de trás da loja da família – na Filadélfia, para poder fazer o retrato. Removendo a tampa da lente e, em seguida, correndo para o quadro, ele precisou ficar sentado entre 3 e 15 minutos diante de seu daguerreótipo, uma versão mais primitiva da câmera fotográfica, para obter a imagem. Na parte de trás da imagem ele escreveu “A primeira fotografia com luz já tirada. 1839″. Incrível, não é mesmo?

primeira selfie 3

Publicidade

Foto 1: Robert Cornelius

Fotos 2 e 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As incríveis fotografias subaquáticas que mais parecem pinturas barrocas