Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se Freud fosse um chimpanzé ele certamente ficaria animado a estudar o caso dos bonobos como paradigmático para suas teses relacionais entre mães e filhotes: nessa espécie de primata, as fêmeas querem tanto que seus filhos se reproduzam que elas não só arranjam as pretendes como vigiam o acasalamento – e, não satisfeitas, são capazes de atacar outros rivais para cumprir essa tarefa materna. Nas sociedades bonobos, como fica claro, são as fêmeas que lideram os grupos: trata-se de uma sociedade matriarcal.
As estratégias utilizadas pelas mães entre os bonobos funcionam como uma espécie de “passaporte social” dento do grupo, de acordo com estudo publicado na revista Current Biology. Uma mãe respeitada dentro da sociedade pode fornecer o acesso de seus filhos às melhores árvores para busca por alimentos, por exemplo – e é nessas árvores que também ocorrem as cópulas. E não para por aí: as mães não só vigiam o acasalamento e protegem os filhos de eventuais rivais, como podem atacar esses mesmos rivais se eles estiverem copulando com fêmeas desejáveis para seus filhos.
Como, entre os bonobos, as fêmeas normalmente formam seus próprios novos grupos, o comportamento das mães só acontece com os filhotes machos. A pesquisa foi realizada com chimpanzés selvagens na República Democrática do Congo, na Tânzania, Uganda e Costa do Marfim. Os bonobos compartilham 98% de seu DNA com humanos.
Publicidade
É difícil olhar para uma lhama e não sentir vontade de dar risada. Mas acredita que, além de alegrar noivas no dia...
Como já noticiamos aqui no Hypeness, uma nova pandemia como a de covid-19 ou pior é apenas questão de tempo. Há...
Uma fissura com quilômetros de comprimento na África Ocidental pode causar a separação do chamado Chifre da África...
O ano de 2020 não tem sido fácil para a saúde mental. A completa reviravolta da rotina tem deixado muita gente sem...
No início de janeiro, a agência espacial estadunidense NASA publicou um vídeo registrado a realização de um feito...
Tomar um banho de banheira com água quentinha pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular...
Alguns dos cenários mais apocalípticos até pouco tempo atrás exclusivos das telas de cinema e das páginas da...
Com o objetivo de auxiliar pesquisadores, médicos, cientistas de dados, jornalistas e até mesmo curiosos a entender e...
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Groningen, na Holanda, o pintor...