Sustentabilidade

Novo estudo sobre subida do nível do mar preocupa cientistas

por: Mari Dutra

Um estudo recente divulgado pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos indica que o nível do mar pode subir o dobro do previsto anteriormente. A pesquisa aponta que as temperaturas globais possam subir em média 5ºC até 2100 e não 2ºC, como ficou estabelecido no Acordo de Paris.

As informações, divulgadas pela RTP Notícias, contestam a previsão realizada pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2013, segundo a qual o nível do mar subiria no máximo um metro até 2100. O relatório estimava que as águas subissem entre 52 e 98 centímetros durante o período, o que é refutado pelo novo levantamento.

A nova hipótese é extrema e se baseia no fato de que a temperatura média mundial deverá subir 5ºC.

Entretanto, a probabilidade de que isso ocorra é de apenas 5%, o que, segundo os cientistas, ainda representa um risco elevado.

O aumento do nível do mar já não pode ser explicado por causas naturais. Pesquisadores apontam que as alterações climáticas causadas pelo homem são as principais responsáveis pelos efeitos ao meio ambiente, contribuindo para o aquecimento global e o consequente derretimento dos glaciares da Antártida e da Groenlândia.

Leia também: Aquecimento climático de São Paulo atinge o dobro da meta global

Publicidade

Foto em destaque: Ivana Cajina


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileira descobre propriedade no eucalipto que pode substituir agrotóxicos