Diversidade

Pai consegue licença compatível com licença-maternidade e abre espaço para LGBTs

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O gerente Everton Lopes, 42, tornou-se papai de primeira viagem recentemente com seu companheiro, Marco Bianco. Mas esta história tem um diferencial inspirador.

Lopes teve o direito à uma licença compatível com a licença-maternidade para cuidar dos bebês Theo e Thomás. O casal teve os filhos por meio de reprodução assistida – a barriga solidária, mais especificamente, processo no qual os embriões são implantados no útero de uma doadora temporária. Trata-se de um método adotado frequentemente por casais de pessoas de mesmo sexo para terem filhos.

Após mais de 20 anos trabalhando na Siemens, o gerente abriu novos caminhos dentro da empresa, pois este é o primeiro caso da Siemens em que ela se vê na posição de conceder uma licença como a do caso de Lopes.

Após a discussão de um grupo que envolvia o comitê de diversidade da Siemens, profissionais do jurídico e da folha de pagamento, a empresa decidiu conceder seis meses de licença parental, auxílio-creche e babá para todos os funcionários que recorrerem à barriga solidária para ter filhos.

Em casos como este, a Siemens arca com todos os custos que, nas licenças-maternidade, geralmente são cobertos com subsídios do INSS.

O gerente, vale dizer, se viu diante de um profundo questionamento ao entrar em contato com o departamento de recursos humanos da empresa. “Foi um processo muito interessante, porque o RH me fez refletir: ‘por que está solicitando só isso?'”, contou em entrevista ao UOL. “Eu nunca parei para pensar. Entrei em contato com preconceitos internos: como vou me afastar da empresa durante quatro ou seis meses?”

Já a respeito de homofobia, Lopes contou ao site que não teve nada disso vindo dos colegas – mas apoio. “Eles não só me ajudaram a conseguir essa licença, mas a exercitar meu papel como homossexual dentro da empresa”, afirmou ao site.

Publicidade

Reprodução / Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cuba Gooding Jr. deve se entregar à polícia após acusação de assédio