Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vitor Paiva
Apesar da evoluções, transformações, revoluções e avanços em diversas áreas que procuram melhorar nossas vidas – e de estimativas econômicas e tecnológicas que sugerem que, apesar de tudo, na média o mundo nunca esteve melhor do que agora – a verdade é que a humanidade não está feliz. Pelo contrário: nunca estivemos tão tristes, aborrecidos e preocupados. Essa é, ao menos, a conclusão de uma extensa pesquisa que procurou medir a temperatura emocional dos habitantes do nosso planeta.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup, envolveu mais de 150 mil entrevistas com adultos oriundos de mais de 140 países. As questões eram simples: como foi seu dia de ontem? Você sorri bastante? Gargalha habitualmente? Tem se sentido entristecido ou raivoso? O resultado mostra que o número de pessoas que se disseram aborrecidos ou mesmo furiosos aumentou em dois por cento em relação ao ano passado, enquanto os dados de preocupação e tristeza aumentaram em um por cento.
Trata-se do pior resultado dessas emoções já registrado em todos os tempos, desde que essa pesquisa começou a ser conduzida. Esses dados podem apontar para problemas maiores de saúde, como a ligação entre sentimentos como a raiva e o perigo de problemas cardíacos. Da mesma forma, preocupações crônicas e tristeza podem ser sintomas de depressão, que também aumentam o risco de males no coração. Uma população mais aborrecida ou triste pode, portanto, é sintoma de uma população menos saudável de modo geral.
Publicidade
Há milhões de anos, os seres humanos e os chimpanzés dividiram um ancestral comum. Ao longo do tortuoso processo de...
Um dos poucos mamíferos que praticam sexo por puro prazer, os golfinhos são animais que nos surpreendem cada vez...
Não é novidade pra ninguém que estar em contato com a natureza traz inúmeros benefícios para a mente e para o...
Vez ou outra se ouve por aí que um asteroide pode se chocar com a Terra e desencadear uma destruição total. Pode...
Ainda que os índices de jovens que fumam cigarros com frequência esteja caindo nos últimos anos, o tabagismo ainda...
Por mais que pesquisas, livros e experimentos a respeito do poder da linguagem corporal se multipliquem feito coelhos,...
Nikola Tesla, cientista, inventor e descobridor e Mark Twain, escritor, eram amigos e admiradores mútuos. Os dois...
Se na mais tenra infância o sonho de ser astronauta se confundia com o de se tornar um grande inventor, mire-se então...
Desde o início de 2017, casos de febre amarela voltaram a aparecer gradativamente na sociedade brasileira. A doença,...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.