Futuro

Plantas geneticamente modificadas podem iluminar casas no futuro

por: Gabriela Glette


Pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, estão prestes a apresentar uma nova tecnologia que irá revolucionar o mundo e acabar de uma vez por todas com problemas relacionados à produção de energia. As plantas emissoras de luz são geneticamente modificadas e podem, em um futuro próximo, iluminar as casas. O processo trabalha a partir de nanopartículas, que transformam a energia armazenada da planta em luz, semelhante à maneira como os vaga-lumes brilham.

plantas vaga-lume 1Michael Strano – um dos professores responsáveis pela pesquisa, diz que qualquer planta pode fazer isso: “A transformação torna virtualmente qualquer planta uma tecnologia sustentável e potencialmente revolucionária. Esta tecnologia promete iluminação independente de uma rede elétrica, com ‘baterias’ que você nunca precisa carregar e linhas de energia que você nunca precisa instala”.

plantas vaga-lume 2

A maior motivação para a equipe dar início à esta grandiosa pesquisa foi o fato de que, as pessoas hoje não questionarem os impactos de nossa própria rede elétrica, que é frágil, vulnerável e extremamente tóxica. “A iluminação agora consome uma grande parte de nossa demanda de energia, aproximando-se de quase 20% do nosso consumo global de energia, gerando duas gigatoneladas de dióxido de carbono por ano”, acrescenta Strano.

plantas vaga-lume 3

A pesquisa teve início em 2017 e, desde então, vem recebendo bolsas de incentivo do governo e, de lá para cá, já criou plantas de agrião que emitem luz. Para apresentar ao público as possibilidades das plantas emissoras de luz, uma exposição já está em cartaz no Museu Smithsonian Design – em Nova York, desde o dia 10 de maio. Nela, os visitantes terão a oportunidade de conferir um modelo arquitetônico em escala de um prédio residencial da cidade de Nova York – que também serve como incubadora de plantas – para ver as plantas em funcionamento. Isto que é tecnologia!

https://www.instagram.com/plantproperties/

Publicidade

Foto 1: Strano Research Group

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Foto de pássaro alimentando filhote com cigarro prova que a humanidade falhou