Fotografia

Projeto percorre 20 mil km para alunos da rede pública fotografarem o Brasil real

por: Vitor Paiva

A escola também é um lugar da construção e transformação do olhar dos alunos, que serão os adultos que encarnarão o futuro do país. E se hoje vivemos em um mundo conduzido por imagens, o projeto FotoArte leva seu caminhão para utilizar a fotografia como ferramenta de transformação. Viajando por todo o Brasil e convidando jovens e crianças de escolas e instituições públicas para mergulharem no universo da fotografia, o projeto utiliza a arte como instrumento pedagógico e veículo para a ampliação e o olhar dos alunos envolvidos.

O Caminhão da Fotografia já viaja o Brasil há 4 anos, tendo percorrido mais de 40 mil quilômetros em suas andanças – o equivalente a uma volta inteira no planeta. Somente em 2018 foram 20 mil quilômetros convidando alunos a conhecerem mais sobre a história da fotografia e suas técnicas, e a criarem suas próprias imagens.

Depois das oficinas, cada aluno recebe um aparelho celular para criarem suas próprias fotografias, expressando seus sentimentos através de imagens e legendas sobre o tema escolhido. Os professores também participam, a fim de incentivar o uso de fotografias nas disciplinas escolares.

 

Um dos momentos mais impactantes das oficinas é o momento em que os alunos aprendem sobre a câmara escura entrando em uma – um ambiente instalado dentro do caminhão simula uma câmara escura gigante. Assim, cada participante vê com os próprios olhos como a imagem é formada através da incidência da luz. Através das fotos, diversos temas podem ser debatidos e revelados, como uma imagem em um papel, ampliando e melhorando a vida dos alunos que pegam carona no Caminhão da Fotografia.

O Caminhão da Fotografia já passaram por diversas cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, e ainda seguirá para mais cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O projeto FotoArte é uma iniciativa da ONG ImageMagica, apresentado pelo Ministério da Cidadania pelo Instituto CCR, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça as 10 vencedoras do concurso que premia os melhores fotógrafos de viagem independentes