Roteiro Hypeness

Provamos o Futuro Burger, carne vegana de laboratório 100% brasileira. Aí vai o nosso veredito

por: Gabriela Rassy

Pode um hambúrguer totalmente vegetal ter aparência, sabor e textura de carne? Essa proposta já vem circulando entre os vegetarianos e veganos há um tempo, mas agora surge mais uma novidade que está bombando: o Futuro Burger. Em dois dias, 1500 unidades evaporaram das unidades da Lanchonete da Cidade, que vende a criação em São Paulo. No Rio, onde está a foodtech que produz o hambúrguer, tudo esgotado também na T.T. Burger. Histeria coletiva ou delicia cremosa? Fomos descobrir!

Desenvolvida pela Fazenda Futuro, do Rio de Janeiro, a ideia chega com ar de revolução. Como marketing, a história está fazendo o maior sucesso. Faltava só avaliar o sabor e entender da onde vem a novidade. É possível atingir esse nível de “imitação” (no melhor dos sentidos) de carne feita com vegetais?

O caminho

Em meio a um aumento significativo no número de pessoas que aderem à alimentação vegetariana e vegana, vemos o mercado inteligentemente acompanhando a nova demanda. Com 14% da população brasileira – 30 milhões de pessoas segundo pesquisa do IBOPE Inteligência de 2018 -, vemos uma explosão de restaurantes e produtos que deixam a carne de lado.

Mesmo as hamburguerias, das grandes redes de fast food como Burger King e McDonalds até as casas mais especializadas com ingredientes gourmet, vêm buscando formas de atender às mudanças alimentares do público. Ainda com todo esse vegetarianismo rolando, o Brasil segue sendo não só é um dos maiores exportadores de carne do mundo, como também um dos maiores consumidores. No ranking dos maiores carnívoros, ficamos atrás principalmente dos EUA, Austrália, Nova Zelândia e Argentina.

Ainda assim, a produção de carne está associada ao desmamamento, emissão de gás carbônico e poluição. Além disso, estudos associam o consumo excessivo de carne vermelha e processada ao aumento do risco de doenças cardíacas, derrame e diversos tipos de câncer. Como lidar então com uma galera que está comendo mais carne, ao mesmo tempo tomando consciência do mundo e buscando opções vegetarianas?

Impossible x Futuro

Uma pesquisa para formular o hambúrguer vegano que imita carne já tinha começado nos EUA com o Impossible Burger. O Hypeness provou a receita e aprovou por um lado, mas não por outro. O hambúrguer é interessante, com textura e aparência muito parecidas com as da carne. O resultado que chega à mesa, porém, é um hambúrguer  fino e gorduroso. Vale para provar, mas quando experimentamos a criação durante o SXSW, em Austin, encontramos outros hambúrgueres vegetarianos que davam um pau nesse. É bom, mas tem melhores.

impossible burger brasil 2

Agora que o Brasil ganhou sua própria “versão”, ficamos ansiosos para provar o Futuro Burger. A criação 100%, sem glúten ou transgênicos tem valor nutricional próximo do hambúrguer tradicional e com mesma proteína – em uma unidade de 115g, quase 15% é proteína. A receita leva proteína de ervilha, proteínas isoladas de soja e de grão de bico, além de beterraba para imitar a cor e o sangue da carne.

Vamos ao veredito. O aroma defumado e a carinha dele são muito parecidos com os da carne, mas com cor um pouco mais clara. Neste ponto, não só o americano Impossible, mas também o nacional Ital Burger, se parecem mais com carne visualmente. Já o sabor é maravilhoso. Sério. Defumado perfeito, textura macia, mas com pedacinhos, tudo lindo. Nesse quesito, o Futuro bate o Impossible e, na minha humilde opinião, se equipara ao Ital.

Vale provar especialmente a montagem da Lanchonete da Cidade, que é todinha vegana – do pão à maionese, passando pelo queijo. A salada do LC Futuro é feita com alface e tomate orgânicos. E toma-lhe evolução. A novidade ainda é que você pode montar o hambúrguer Futuro com todas as receitas do cardápio, tal e qual sempre se fez com o Bombom, carro chefe da Lanchonete.

O primeiro conselho é provar a versão vegana e tirar uns bons preconceitos sobre o que pode ser a comida livre de ingredientes animais. É de quebrar as pernas de qualquer carnívoro. Depois, o lance é brincar com a criatividade e usar o hambúrguer futurista com outras combinações e encontrar sua preferida. De qualquer forma, o Futuro, de fato, chegou. E ele é delicioso.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro carro voador deve ser lançado em 2025