Ciência

Quem sofre de depressão se sente melhor após ouvir músicas tristes, mostra estudo

por: Gabriela Glette

De acordo com pesquisa realizada na Universidade do Sul da Flórida e recentemente publicada na revista Emotion, pessoas com depressão ouvem música triste, porque isso as faz sentirem melhores. Para a pesquisa, foram ouvidas 76 alunas da graduação (metade delas diagnosticadas com depressão), os cientistas descobriram que os participantes com depressão preferiam ouvir músicas tristes do que canções “para cima”.

música triste depressão 1

Em seguida, os pesquisadores deram aos participantes fragmentos de música instrumental consideradas feliz e triste e pediram que descrevessem como se sentiam ouvindo as faixas . Mais uma vez, elas preferiram a música triste e afirmaram que este tipo de música fazia com que se sentissem mais felizes. Isso desafia a suposição de que pessoas tristes ouvem música triste para se sentirem piores, quando, na verdade, pode ser um mecanismo de enfrentamento.

É importante ressaltar que a pesquisa possui limitações, já que foi realizada apenas entre jovens, mulheres e estudantes de graduação. Porém, pode ser uma descoberta intrigante que replica algumas pesquisas anteriores e pode ter implicações para campos como a musicoterapia, por exemplo.

Ainda é muito cedo para explicar o por quê das pessoas com depressão preferirem música triste, mas os cientistas sugerem que é um sentimento parecido com o de pertencimento e identificação, já que elas entendem que existe mais gente na mesma situação. Nós nunca estamos sozinhos.

música triste depressão 3

Publicidade

Divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo