Sustentabilidade

Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia

por: Gabriela Glette

O Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, acaba de ganhar uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, para transformar a luz solar em energia elétrica. A instalação foi feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho – na Bahia e este sistema é pioneiro no Brasil.

usina Rio São Francisco 1

Segundo a empresa, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, para que ele possa participar de leilões de venda de energia e ser reproduzido em outros reservatórios ou até mesmo em rios. A plataforma instalada tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp deverão ser instalados ainda em 2019.

usina Rio São Francisco 2

Hoje, o Brasil possui um sistema de setor energético centralizado, que não beneficia o consumidor, é caro e, em sua maioria, não renovável. De acordo com o ministro de Minas e Energia – Moreira Franco, nosso país precisa diversificar a matriz energética, aproveitando as potencialidades de cada região. Até agora a Chesf já investiu R$ 56 milhões e o próximo passo é instalar contêineres de conversão da energia, para que a energia possa ser enviada às linhas de transmissão da usina hidrelétrica.

usina Rio São Francisco 3

Publicidade

Foto 1: Saulo Cruz/MME

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileira descobre propriedade no eucalipto que pode substituir agrotóxicos