Ciência

Sentar no banco traseiro do carro é mais perigoso em casos de acidentes

por: Gabriela Glette

A sabedoria popular diz que andar no banco traseiro dos carros é mais seguro do que na frente, porém um novo estudo, feito pelo Instituto de Seguros para Segurança de Rodovias dos Estados Unidos, acaba de contestar esta teoria. Segundo a pesquisa, os passageiros que andam nos bancos traseiros têm maiores riscos de morrerem ou sofrerem ferimentos do que aqueles que se sentam nos bancos da frente.

banco traseiro carros 1

Entretanto, o motivo não é o carro em si, mas o fato de que nos últimos anos as montadoras têm investido muito mais na segurança dianteira. Se, no banco da frente as pessoas contam com os airbags, os cintos de segurança traseiros são menos eficientes e têm menor chance de possuírem “limitantes de força”, que reduzem riscos de lesões nas partes superiores do corpo.

banco traseiro carros 3

Para chegar neste resultado, os pesquisadores investigaram 117 acidentes de carro, nos quais os passageiros do banco traseiro foram mortos ou feridos. Nestes acidentes, mais da metade dos ocupantes dos assentos de trás ficaram mais machucados do que as pessoas que estavam nos bancos da frente.

banco traseiro carros 2

Algumas montadoras já começaram a desenvolver uma nova tecnologia, que consiste em um cinto de segurança traseiro que infla em caso de um eventual choque, como a Ford e a Mercedes-Benz. Porém, infelizmente, estes carros são caros e não acessíveis a grande maioria das pessoas.

Publicidade

Fotos 1 e 2: Instituto de Seguros para Segurança de Rodovias dos Estados Unidos

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba porque você nunca deve lavar uma panela quente na água fria