A sabedoria popular diz que andar no banco traseiro dos carros é mais seguro do que na frente, porém um novo estudo, feito pelo Instituto de Seguros para Segurança de Rodovias dos Estados Unidos, acaba de contestar esta teoria. Segundo a pesquisa, os passageiros que andam nos bancos traseiros têm maiores riscos de morrerem ou sofrerem ferimentos do que aqueles que se sentam nos bancos da frente.

Entretanto, o motivo não é o carro em si, mas o fato de que nos últimos anos as montadoras têm investido muito mais na segurança dianteira. Se, no banco da frente as pessoas contam com os airbags, os cintos de segurança traseiros são menos eficientes e têm menor chance de possuírem “limitantes de força”, que reduzem riscos de lesões nas partes superiores do corpo.

Para chegar neste resultado, os pesquisadores investigaram 117 acidentes de carro, nos quais os passageiros do banco traseiro foram mortos ou feridos. Nestes acidentes, mais da metade dos ocupantes dos assentos de trás ficaram mais machucados do que as pessoas que estavam nos bancos da frente.

Algumas montadoras já começaram a desenvolver uma nova tecnologia, que consiste em um cinto de segurança traseiro que infla em caso de um eventual choque, como a Ford e a Mercedes-Benz. Porém, infelizmente, estes carros são caros e não acessíveis a grande maioria das pessoas.