Debate

Slime feito em casa representa risco à saúde das crianças

por: Redação Hypeness

O slime é febre entre os mais novos. O que não faltam são tutoriais no YouTube ensinando como preparar a massinha grudenta e elástica. No entanto, especialistas alertam para os efeitos tóxicos do produto feito em casa.  

A adição do composto químico bórax na confecção do slime pode causar inchaço, vermelhidão e queimaduras no contato com a pele. O bórax também é conhecido como borato de sódio. Trata-se de um mineral derivado da mistura de um tipo de sal com ácido bórico.

– Criaram uma bolsa com Crocs. E não sabemos mais o que esperar de 2019

Órgãos de saúde alertam para o uso excessivo da substância bórax

O risco aos pequenos é grande e se ingerido ou inalado em grandes quantidades, o bórax pode provocar dores abdominais, náuseas, vômito e até hemorragia no sistema digestivo. Tem mais, o contato constante com as mãos aumenta o risco de dermatites, desgaste das digitais e lesões.

“O grande problema do slime é ter o bórax na composição. O mais perigoso é ingerir o bórax, colocando a mão suja de slime na boca, por exemplo”, explicou ao G1 a pediatra Ana Escobar.

A médica alerta aos pais para que não permitam que o bórax não seja usado na produção dos slimes caseiros. A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, ressalta que os slimes industrializados, aprovados pelo Inmetro, são mais seguros para as crianças.

– A invenção gosmenta e hipnotizante que está fazendo a cabeça da geração Z

– Fomos conhecer a releitura desse doce que está fazendo o maior sucesso na internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica o bórax como substância altamente tóxica e permite apenas concentrações de no máximo 20% nos produtos vendidos no Brasil.

Canadá e União Europeia já alertaram para os efeitos da substância. Um parecer emitido pela agência de saúde canadense em 2016 recomenda que os pais evitem o bórax. Em estudo, o órgão concluiu que grandes níveis de ácido bórico possuem grande potencial de causar problemas na saúde reprodutiva e no desenvolvimento de crianças e fetos.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher tenta retirar prêmio da Mega-Sena com falsificação bizarra e viraliza