Debate

Talude de mina pode romper domingo; barragem da Vale em MG está ameaçada

por: Redação Hypeness

A Vale informou ao Ministério Público de Minas Gerais que a talude de mina em Barão de Cocais corre risco de se romper já no próximo domingo (19). De acordo com a mineradora, a cava da Mina de Gongo Soco pode estourar entre 19 e 25 de maio.

– Brumadinho-MG: Rio Paraopeba está ‘morto’ e perda da biodiversidade é irreversível

– O desrespeito do presidente da Vale aos mortos na tragédia de Brumadinho

O MP recomendou que a Vale mantenha a população de Barão de Cocais informada sobre riscos e possíveis impactos, já que o processo pode resultar no rompimento da Barragem Sul Superior.

Foto da Barragem Sul Superior; em Brumadinho, 32 pessoas seguem desaparecidas

A barragem é igual a de Brumadinho, também controlada pela Vale, que se rompeu em 25 de janeiro e matou 240 pessoas. Segundo a Defesa Civil, outras 32 seguem desaparecidas.

– Situação em 45 outras barragens podem provocar novas tragédias como Brumadinho e Mariana

“Elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior”, informou a empresa.

O MP exige que Vale dê assistência total aos moradores

Segundo o MP, a Vale tem até seis horas para informar o órgão sobre as medidas adotadas para a diminuição dos impactos. “Por meio de carros de som, jornais e rádios, informações claras, completas e verídicas”. 

O órgão deve manter posto de atendimento 24 horas próximo ao centro das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. E oferecer “total apoio logístico, psicológico, médico, bem como insumos, alimentação, medicação, transporte e tudo que for necessário”.

A Defesa Civil informou ao G1 que não sabe dizer a força nem a quantidade de material que pode ser carregado para dentro da cava, instalada atrás da Barragem Sul Superior. O órgão garante reforço no número de profissionais na cidade mineira.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estrela de comerciais por 14 anos, homem Marlboro morre sem nunca ter fumado