Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar de diferenças ideológicas, todos os ex-ministros do meio ambiente vivos se uniram contra o desmonte promovido pelo governo nas questões ambientais. O grupo, composto por 7 pessoas que atuaram na pasta desde sua criação, em 1992, se reuniu em São Paulo nesta quarta-feira (8) para lançar um alerta e assinar um comunicado.
Na reunião inédita estavam Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte. Eles acusaram o governo de Jair Bolsonaro promover uma “política sistemática, constante e deliberada de desconstrução e destruição das políticas meio ambientais”, que são implementadas desde o início dos anos de 1990, além de ações institucionais que desmontam aos poucos organismos de proteção e fiscalizadores, como o Ibama e o ICMbio.
O grupo acusa o presidente e o atual Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de desfazer políticas desenvolvidas ao longo de anos e que representam conquistas que “não são de um governo ou de um partido, mas de todo o povo brasileiro”, como destacou Marina Silva, que ocupou o cargo entre 2003 e 2008.
Ex Ministros do Meio Ambiente do Brasil reunidos hoje na USP. A sociedade deve ser ouvida.@minc_rj @MarinaSilva @ieausp pic.twitter.com/STo0hM5JuQ
— Ambiente do meio (@ambientedomeio) May 8, 2019
Ela lembrou ainda que, ao contrário do que prega Bolsonaro, a preservação ambiental é capaz de corroborar com o desenvolvimento econômico. Marina afirmou que o Brasil “depende do meio ambiente para ser a potência agrícola e mineradora que é”, apontando que o país crescia em média 3% e impulsionava o agronegócio enquanto reduzia em 80% o desmatamento da Amazônia.
Ricardo Salles respondeu aos colegas através de uma nota. “O atual governo não rechaçou, nem desconstruiu, nenhum compromisso previamente assumido e que tenha tangibilidade, vantagem e concretude para a sociedade brasileira”, diz o texto. “Mais do que isso, criou e vem se dedicando a uma inédita agenda de qualidade ambiental urbana, até então totalmente negligenciada”.
Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina explicou que a preservação ambiental impede o desenvolvimento econômico
Desde que o novo presidente assumiu, os retrocessos nas políticas de meio ambiente são notórios. De janeiro para cá, o governo delegou ao Ministério da Agricultura a demarcação de terras indígenas e o Serviço Florestal Brasileiro, transferiu a Agência Nacional de Águas para o Ministério de Desenvolvimento Regional, acabou com a Secretaria de Mudança Climática, assediou fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsáveis por aplicar multas ambientais, e ameaçou desmantelar áreas protegidas, reduzir o Conselho Nacional do Meio Ambiente e dar fim ao Instituto Chico Mendes (ICMbio).
Segundo informações do El País, os ex-ministros se comprometeram a manter diálogo com instituições e organismos internacionais e, se necessário, acionar a Justiça na tentativa de barrar algumas ações do Governo.
Publicidade
Dono de uma fortuna estimada em US$ 400 milhões (R$ 2,2 bilhões), o ex-jogador da NBA Shaquille O’Neal declarou que...
A educação vai nos fazer chegar mais longe e abandonar antigos padrões limitadores. Os professores de uma escola na...
Já estamos há quase exatos dois anos desde a chegada da pandemia no Brasil e muitos de nós acabamos acostumados com...
Segundo o Departamento de Recursos Naturais de Wisconsin, nos Estados Unidos, mais de um quinto da população de lobos...
O "BBB" mal começou e já estamos vendo as mais revoltantes demonstrações de ódio e preconceito começarem a brotar...
Aos poucos, a Austrália está propagando por todo o país a proibição da reprodução de cachorros e gatos para fins...
Acostumada a atualizar os fãs sobre seu estado de saúde, desde que anunciou que testou positivo para o coronavírus,...
A expressão “tá de chico?” é bastante comum entre os brasileiros e é usada para se referir ao ciclo menstrual...
O projeto mais recente da artista plástica e fotógrafa Anna Radchenko ataca o preconceito de idade. Mais...