Viagem

Uma das cidades mais longínquas do mundo onde só se chega após 2 dias num barco

por: Redação Hypeness

A Ilha Palmerston é um atol de corais que fica no meio do Oceano Pacífico. Para chegar até ela, que faz parte das Ilhas Cook, é necessário encarar uma viagem de dois dias a bordo de um barco.

O local foi descoberto por James Cook em 1774, que o batizou em homenagem a Lord Palmerston. Curiosamente, essa é a única de todas as “Ilhas Cook” em que o capitão colocou os pés, segundo o site oficial do destino.

A região só passou a ser habitada em 1863, quando William Marsters desembarcou no local ao lado de três mulheres polinésias, uma das quais era sua esposa. Posteriormente, ele teria se casado com as outras duas e dividido as terras da ilha em três partes iguais; uma para cada família.

Até hoje, a maior parte da população de menos de 60 pessoas é familiar direto de  Marsters, que deixou 17 filhos, 54 netos e inúmeros descendentes. Graças ao pouco contato com outras regiões, o incesto ainda é comum na ilha e muitas vezes ocorre sem que as pessoas sequer saibam que são parentes próximas.

A apenas 4 metros acima do mar, as ilhas possuem uma área total de cerca de 2,6 km², o que significa que, além de longínquas, elas são também pequenas. Devido à sua localização remota, elas só foram corretamente identificadas nos mapas em 1969.

Algumas vezes por ano, a ilha é visitada por navios que auxiliam em sua manutenção. Fora destes períodos, os únicos contatos com o mundo exterior são as quatro horas de internet disponíveis por dia e uma estação telefônica.

Uma reportagem de 2013 divulgada pela BBC indicava que a região só era acessível após uma viagem de nove dias em barco. Esse tempo é necessário para quem parte do Tahiti chegar a Palmerston. Entretanto, a melhor maneira de desembarcar na ilha é saindo de Rarotonga, a capital das Ilhas Cook. Os barcos não são frequentes e será necessário se informar diretamente no porto sobre as saídas planejadas, o que pode demorar meses para ocorrer.

Publicidade

Fotos: Cook Islands


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O lago na Indonésia que é um concorrido ponto turístico para os entusiastas de selfies subaquáticas