O filme Boy Erased causou polêmica ao ter seu lançamento cancelado no Brasil. A trama retrata a história de um menino gay filho de pais batistas que é enviado a um acampamento de “reorientação sexual”. O drama aborda questões como homofobia, religião e retrata a perspectiva de um jovem forçado a esconder que é homossexual.
É até provável que você já tivesse ouvido essa sinopse. Afinal, foi o maior bafafá quando o estúdio responsável pela produção anunciou o cancelamento da estreia. Mas será que você conhece essas 12 curiosidades sobre o filme?
1. Boy Erased é baseada em fatos reais
A obra é inspirada no livro “Boy Erased: A Memoir”, uma autobiografia de Garrard Conley. Nas telas, ele se transformou no personagem Jared. Na vida real, Garrard tem hoje 33 anos e é casado (com um homem, claro).

“Eu sou gay.”
2. O cara tem um podcast
Dá para treinar o inglês ouvindo o autor da história falar no “UnErased”. São apenas quatro episódios, mas o conteúdo vale por muitos mais.
3. O livro já foi traduzido para o português
Com tradução de Carolina Selvatici, o livro “Boy Erased: uma verdade anulada” foi lançado no Brasil em janeiro e já está disponível nas livrarias.
4. A cura gay ainda é frequente nos Estados Unidos
Disfarçados de terapia, os processos de “reorientação sexual” são praticados em 36 estados americanos ainda hoje. Segundo o filme, 600 mil pessoas LGBTI+ já foram submetidas a procedimentos do gênero, que são considerados como uma grave ameaça à saúde pela ONU. No Brasil, a prática é proibida.
via GIPHY
5. Garrard está trabalhando em um novo livro
Segundo sua conta no Twitter, o autor de Boy Erased está preparando uma nova obra, que deve falar sobre a temática queer no século 18. Sim, nós também estamos ansiosos para ver no que vai dar.
6. Atores gays
Para dar visibilidade e gerar identificação com a causa LGBT, foram escalados atores gays para o elenco. Entre eles, estão Xavier Dolan, que interpreta Jon, e Troye Sivan, responsável por dar vida ao personagem Gary.

7. Garrad Conley acusou o cancelamento de censura
Quando a distribuidora do film cancelou o lançamento no Brasil, poucos dias antes de sua estreia, o autor da história foi o primeiro a indicar que se tratava de censura. Ele fez isso através de um tweet, já apagado de sua conta.
8. O estúdio alega questões orçamentárias
Segundo o G1, o estúdio responsável pela produção informou que o cancelamento se deve a questões orçamentárias. De acordo com a empresa, a divulgação seria mais cara do que a possível bilheteria da produção.
9. Estreia em países em que ser gay é ilegal
Uma das notícias mais bacanas é o fato de que, mesmo ficando de fora do mercado brasileiro, o filme estreou em países em que a homossexualidade é considerada ilegal, como a Rússia.
via GIPHY
10. O pastor é interpretado pelo diretor do filme
Além de dirigir o filme, Joel Edgerton também interpreta o pastor Victor Sykes, responsável por conduzir a “cura gay”.
11. Indicado ao Globo de Ouro, mas fora do Oscar
O ator Lucas Hedges, que interpreta Jared, foi indicado ao Globo de Ouro por sua atuação. O longa também recebeu uma indicação na categoria “Melhor Música”, por “Revelation”, de Troye Sivan e Jónsi. Apesar disso, as indicações para o Oscar passaram longe da obra.
12. Já está no Telecine Play
Como não estreou nos cinemas, o filme chegou à plataforma de streaming em tempo recorde. Ele é uma das estreias deste mês no Telecine Play e combina muito bem com outras obras que exalam Orgulho LGBTQI na plataforma. <3
Vem cá ver Boy Erased antes de todo mundo!
