Diversidade

Anotem aí, racistas: Aqui vai a lista dos títulos da maravilhosa zagueira da França

por: Redação Hypeness


Wendie Renard é uma zagueira que todo mundo gostaria de ter no seu time. Bote no tempo certo. Liderança e faro de gol – já são três pela seleção da França na ‘Copa do Mundo’. A craque de 28 anos é a terceira jogadora mais bem paga do mundo e venceu seis vezes o título de campeã da Champions League. 

– ‘Olhos que Condenam’ nos sufoca ao mostrar como a Justiça desumaniza jovens negros

Os racistas, como de costume, optaram por criticar e tirar sarro do cabelo da defensora. Deve ser difícil para estas pessoas lidar com o sucesso de alguém tão segura de si. Wendie é livre e sabe disso. E claro que tal liberdade incomoda os ditos ‘politicamente incorretos’, que só querem depreciar. Não vai colar. 

Como bem disse Djamila Ribeiro, “por que Wendie deve atender a um padrão, mesmo aquele estabelecido dentro da comunidade, como se não fôssemos diversas?”

Wendie é capitã da França e seis vezes campeã da Champions League

Temos a resposta e por isso não vamos nos dar ao trabalho de expor comentários racistas nesta matéria. Wendie, com tamanha reputação de quem está nas quartas-de-final de uma ‘Copa do Mundo’, não merece isso. Aliás, ela sequer sabe da existência destas pessoas. 

– Chuteira sem logo e com símbolo de igualdade de gênero foi mais um golaço de Marta

– Rihanna torna-se primeira mulher negra a comandar grife de luxo e faz história

É preciso que superemos tais estigmas. O exemplo posto por atletas como Wendie e Formiga, só para ficar em duas mulheres negras porretas, serve de inspiração para homens e mulheres da pele cor da noite que não abrem mão de suas individualidades. Que não abrem mão da liberdade. É o que devemos nos apegar. 

O cabelo da zagueira, que deve usá-lo como bem entender, não é e nunca será motivo de debate. 

Vencedora e terceira zagueira mais bem paga do mundo

Voltemos à Djamila Ribeiro, “uma atleta excelente, mas que vira piada. Por isso tenho zero tolerância com ‘humoristas’ que fazem isso. Só a gente sabe como é ser alvo desse tipo de comentário. Quantas mulheres negras se violentam para atender a imposição de padrão estético? Quantas feridas causadas no couro cabeludo, na auto estima? Quantas violências no cotidiano escolar? Desde ‘não vou dançar com a neguinha do cabelo duro’ a ‘por que você não alisa seu cabelo?’ Só a gente sabe”, conclui a filósofa. 

No mais, terminemos com as palavras da própria Wendie Renard:

“Confie em você mesmo – seja você mesmo. Aos 7 anos, quando comecei a jogar futebol, se me dissessem que um dia jogaria uma Copa do Mundo no meu país, em estádios cheios e diante de milhões de telespectadores, eu nunca teria acreditado. Gostaria de dizer a cada criança que você deve sonhar, lutar, acreditar em você mesmo e sobretudo nunca desistir.

Obrigado por estes momentos mágicos. 🙏🏼”

View this post on Instagram

🇫🇷 « Fais toi confiance, sois toi-même » À l'âge de 7 ans, quand j’ai commencé le football, si on m’avait dit qu'un jour, j’allais jouer une Coupe du Monde dans mon pays, dans des stades pleins et devant des millions de téléspectateurs, je ne l’aurais jamais cru. J’aimerai dire à chaque enfant qu’il faut se permettre de rêver, se battre, croire en soi et surtout ne rien lâcher. Merci pour ces moments si magiques 🙏🏼 . 🇬🇧 « Believe in yourself, be yourself » At the age of 7, when I started football, if someone told me that one day, I would play a World Cup in my country, in full stadiums and in front of millions viewers, I would never have believed it. I would like to say to each child that you have to allow yourself to dream, fight, believe in yourself and especially never give up. Thanks for these magical moments 🙏🏼 . 🇧🇷 « Confie em você mesmo – seja você mesmo » Aos 7 anos, quando comecei a jogar futebol, se me dissessem que um dia jogaria uma Copa do Mundo no meu país, em estádios cheios e diante de milhões de telespectadores, eu nunca teria acreditado. Gostaria de dizer a cada criança que você deve sonhar, lutar, acreditar em você mesmo e sobretudo nunca desistir. Obrigado por estes momentos mágicos 🙏🏼

A post shared by Wendie Renard (@wendie_renard) on


Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Criaram uma petição para colocar Megan Rapinoe na capa do Fifa 20