Diversidade

Após anos preso no armário, São Paulo abraça os torcedores LGBT+

por: Redação Hypeness

Demorou. Muito mais do que deveria mas, finalmente, o São Paulo Futebol Clube se posicionou contra a homofobia. O clube publicou nas redes sociais ação fortalecendo o amor livre

“Dentro e fora do esporte, o amor há de prevalecer diante do ódio. Que hoje, e todos os dias, repensemos atitudes”, escreveu em postagem com mais de 40 mil curtidas. 

– Nova York receberá World Pride para os 50 anos de Stonewall | Viaja Bi! #9

– Champions Ligay, o primeiro campeonato de futebol gay no Brasil, quer vencer homofobia no esporte

– ‘Não estou ocupando nicho’, Ana Thaís Matos fala de futebol e machismo antes de estreia na TV

Ninguém aguenta mais homofobia no futebol

A ação celebra o 28 de julho – ‘Dia do Orgulho LGBT’. A data foi criada para recordar a invasão da polícia, em 1969, ao bar gay Stonewall Inn, em Nova York. O episódio de repressão e violência resultou em manifestações em diversas cidades dos Estados Unidos. 

O posicionamento do São Paulo, que comeu bola em datas importantes para a comunidade LGBT, ajuda a transformar o ambiente machista que envolve o futebol. Os estádios, infelizmente, ainda são palco de xingamentos e ofensas homofóbicas, simplesmente ignoradas por clubes, pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

O Supremo Tribunal Federal (STF) está de olho na impassividade dos cartolas e pretende aplicar o crime de racismo em casos de transfobia e homofobia. 

O STJD parece ter acordado. “Antes de ter caráter punitivo, o tribunal tem caráter pedagógico. No caso dos árbitros, a gente vai oficiar para que coloquem na súmula as manifestações homofóbicas considerando o número de torcedores envolvidos”, disse ao jornal O Tempo Paulo César Salomão Filho, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva. 

O posicionamento pode punir os clubes com multas e até perda de pontos em caso de manifestações homofóbicas, algo rotineiro nas arquibancadas brasileiras. Além do São Paulo, agremiações do tamanho do Corinthians, por exemplo, tentam conscientizar suas torcidas. 

Publicidade

Foto: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Rock in Rio’ 2019: ‘Guitarra da Diversidade’ é um dos destaques do ‘Dia do Metal’