Sustentabilidade

Aspirador gigante é criado por estudantes para retirar plástico das praias

por: Gabriela Glette

A imensa quantidade de plástico acumulado nas praias e, consequentemente nos oceanos, é um dos maiores desafios do século. No entanto, entre redes de pesca, garrafas e outros objetos grandes, o maior obstáculo é o microplástico – pequenos fragmentos de produtos difíceis de coletar. Por isso, um grupo de estudantes da universidade de Sherbrooke – no Canadá, desenvolveu o Hoola One, uma espécie de aspirador gigante.

aspirador gigante 1

O funcionamento é mais simples do que parece, já que ele suga a areia e tudo que está preso à ela. Em seguida, em um tanque, as partículas são separadas de acordo com seu peso – assim, o plástico é descartado. Como a areia e pequenas pedras pesam mais, acabam ficando armazenadas no fundo do recipiente e podem ser devolvidas à praia.

aspirador gigante 2

Jean-Félix Tremblay – estudante de engenharia mecânica e um dos responsáveis pelo projeto, completa: “Percebemos que esses pequenos pedaços de plástico estão prejudicando o ecossistema costeiro e precisamos fazer algo para lidar com esse problema”.

aspirador gigante 4

O protótipo já está pronto e o grupo aguarda os resultados dos testes. Agora o próximo passo é criar um modelo portátil, que possa ser utilizado no mundo todo. Entretanto, ideias como esta ajudam a lidar com a questão, mas nós também precisamos fazer nossa parte. Repense o uso do plástico em sua vida!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Atriz que interpreta Eleven, de ‘Stranger Things’, lança cosméticos veganos