Debate

Bactérias relacionadas à gonorreia são encontradas em lençol com uma semana de uso

por: Redação Hypeness

A revista britânica Time4Sleep aponta em estudo que bactérias associadas à doenças como gonorreia podem ser encontradas em lençóis com uma semana de uso. Os testes recrutaram um voluntário, que dormiu com a mesma roupa de cama por 28 noites seguidas sem poder lavar ou trocar fronhas e lençóis.

Membros do Departamento de Biologia da Universidade de Sevilha – parceira no experimento – avaliaram o lençol por meio de um microscópio. Com apenas quatro semanas, a análise encontrou bactérias como os bacteroides, associados com pneumonia, apendicite e gonorreia e fusobacterias que causam infecções na garganta e até a síndrome de Lemierre – infecção aguda da orofaringe.

Bactérias relacionadas à gonorreia foram encontradas com 1 semana de uso

Os resultados serviram de alerta principalmente aos britânicos – que costumam trocar a roupa de cama a cada três ou quatro semanas. O mínimo, dizem os pesquisadores, é de 15 dias.

– Escócia é primeiro país a oferecer produtos de higiene pessoal gratuitos para mulheres de baixa renda

– DST desconhecida se espalha e preocupa médicos por resistir a antibióticos

– Empresas de transporte público se unem em São Paulo para combater o assédio sexual após novos relatos de abuso

Cientistas e profissionais de saúde estão preocupados com a volta da gonorreia. Nos Estados Unidos, o número de casos da doença aumentou 19% em 2018. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA revela que a incidência maior acontece entre jovens de 15 a 24 anos, que respondem a 53% dos registros de gonorreia.

Sintomas:

A gonorreia causa secreção com pus vindo da uretra do homem e da vagina ou uretra da mulher. Coceira na uretra e ardência para urinar também são comuns. O tratamento prevê o uso de antibióticos com prescrição médica. Para prevenir? Higiene e claro, use camisinha.

Foto: Pixabay