Roteiro Hypeness

Caruaru dá show na festa de São João, com bolo de rolo de 30 metros e muita arte

por: Livia Jacome

Caruaru, localizada a 136 km do Recife, é conhecida como a capital mundial do Forró e do São João. A cidade de 377 mil habitantes mobiliza todo ano mais de 2 milhões de turistas durante o mês de junho, aos finais de semana, circularam pela cidade quase 200 mil pessoas. São visitantes que chegam para conhecer os mais de 20 polos de eventos distribuídos por todo município. O ciclo junino começou em Caruaru no dia 18 de maio, mas a abertura oficial aconteceu no dia 1º de junho.

Durante todo o mês de junho, a Capital do Forró tem todo sua capacidade de hospedagem completa. As mais de 400 atrações artísticas e culturais promovem uma ocupação de 100% da rede hoteleira local. Dos 14 milhões de reais investido do evento, retornam para economia da cidade mais de 200 milhões de reais, valor superior do que todo o período natalino.

O dia 23 de junho, dia de São João, atinge o ápice da festa e mais 80 mil pessoas acompanham as festividades no polo Luiz Gonzaga, onde acontecem os shows com artistas renomados. Outra curiosidade são as Comidas Gigantes que aparecem nessa época como o pé de moleque de 20 metros de largura e o Bolo de Rolo Gigante, de 30 metros.

Em 2019, J. Borges, um dos maiores artistas pernambucanos vivos, empresta suas obras para identidade visual do evento. Sua arte, em xilogravura, ganhou quatro versões que estampam todos os polos em que ocorrem o evento na cidade.

Caruaru além do São João

Nem só de São João vive Caruaru, já que a cidade também é conhecida pelo artesanato e pela arte. Além das festas juninas, a cidade tem sua economia movida pelo comércio de roupas, pela indústria têxtil e também pelo setor de serviços. Outra atividade reconhecida pelo país inteiro é o artesanato feito em barro. As peças como namoradeira na janela, o trio de forró e cenas do cotidiano são vendidas em cada ponto da cidade.

No bairro do Alto do Moura, localizado a 7 km do Centro, concentram-se os ateliês dos artistas de peças utilitárias e figurativas em barro. Nessa região, pode-se passear pelo Circuito de Ateliês do Alto do Moura (que ficam de portas abertas aos visitantes), bem como conhecer o Parque das Esculturas Luísa Maciel. Além disso, alguns museus lembram de grandes mestres pernambucanos, como Casa Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino e Memorial Mestre Eudócio.

As obras de J. Borges

José Francisco Borges, ou J. Borges como é conhecido, é Patrimônio Vivo de Pernambuco. O artista de 83 é um mestre da técnica de xilogravura (gravura feita em madeira e depois reproduzida em outra superfície, como telas ou papel). Em seu espaço, no município de Bezerros, o artista recebe visitantes e conversa sobre seu trabalho, sem nunca perder o bom humor.

Suas obras retratam a vida do agreste e sertão nordestino, a vida do cangaceiro do passado e cenas do cotidiano pernambucano.

Comidas Típicas e Feira de Artesanato de Caruaru

Ao visitar Pernambuco, o bolo de rolo logo vem à mente. A iguaria feita de massa enrolada com recheios variados (sendo o mais tradicional goiabada) pode ser encontrado nos quatros cantos de Caruaru. A carne de bode, assada ou na brasa, é outro prato típico da região, no Alto do Moura tem uma rua com vários restaurantes que servem esse tipo de comida. Além disso, outros pratos como baião de dois, sarapatel e queijo de coalho fazem parte do cardápio da cidade.

A Feira de Caruaru é uma das maiores feiras ao ar livre do país e ficou conhecida nacionalmente na música cantada por Luiz Gonzaga. O principal mercado ao ar livre da cidade se divide em áreas de artesanato, de ervas, produtos manufaturas, alimentação e outros.

O Hypeness viajou a convite do Booking.com pelo projeto Loco por ti América com objetivo de valorizar as maiores festas populares da América Latina.

O projeto “Loco por ti, América” é uma iniciativa de Booking.com para explorar e divulgar as festividades populares na América Latina. Além de mapear as festas, a empresa fez uma pesquisa sobre comportamento dos latinos-americanos a cerca de viagens nos países vizinhos e em sua própria casa.

A pesquisa foi realizada em março de 2019 com 4 mil pessoas do Brasil, México, Colômbia e Argentina, mil por país, com homens e mulheres de 18 a +60 anos que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais.

De acordo com estudo, o Carnaval brasileiro é a festividade mais desejada pelos hermanos latinos, mais de 50% tem interessem em viajar ao Brasil para conhecer a folia do Rei Momo. O Dia dos Mortos, no México, é festa escolhida por 26% dos brasileiros, sendo uma das mais famosas tradições do país.

Sendo assim, os viajantes da Colômbia têm interesse mais interesse no turismo para visitar festas em outros países nesse tipo de turismo (75%). Em seguido, os mexicanos (61%), os brasileiros (59%) e os argentinos (50%).

Publicidade

Fotos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (Divulgação: Prefeitura de Caruaru/PE - Arnaldo Felix )

Demais fotos Lívia Jacome


Livia Jacome
Blogueira raiz desde 2007 quando criou seu primeiro blog. Ama Madonna, sorvete, cultura pop e seriados, muitas décadas antes de existir Netflix. Hoje divide o tempo entre fazer gestão de produto no Hypeness e seus blogs próprios.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Low cost estreia com voos 63% mais baratos para Buenos Aires