Arte

Conheça o quadro que inspirou Van Gogh a pintar ‘A Noite Estrelada’

por: Gabriela Glette

A vida do holandês Van Gogh foi curta e intensa, assim como sua carreira. Considerado uma das figuras mais influentes da história da arte ocidental, a sua obra mais conhecida é ‘A Noite Estrelada’, que ele pintou quando já estava internado no hospício, em Arles – sul da França. Entretanto, o que pouca gente sabe é que antes do quadro que o consagraria como um dos maiores nomes da arte, ele pintou ‘A Noite Estrelada Sobre o Ródano’, que capturou um raro momento de calma nos caóticos anos finais de sua vida.

a noite estrelada 4

‘A Noite Estrelada Sobre o Ródano’

Aos 27 anos, ele se mudou para Paris em busca de sucesso, o que não parecia evidente em uma época de grande efervescência cultural e artística. Sendo assim, ele decidiu mudar para o sul da França, em busca de um refúgio. Foi na pequena cidade de Arles que ele desenvolveu seu estilo único, com cores e texturas tão marcantes, quanto sua própria história.

a noite estrelada 5

O icônico ‘A Noite Estrelada’

O quadro que deu origem ao célebre ‘A Noite Estrelada’, foi ‘A Noite Estrelada Sobre o Ródano‘, que marca a preocupação do artista em encontrar a iluminação perfeita. Embora cheia de energia vibrante, a cena é calma e, apesar de suas estrelas cintilantes, o céu desperta uma sensação de tranquilidade.

a noite estrelada 2

Auto retrato

O tempo passado em Arles foi um dos períodos mais prolíficos da carreira de Van Gogh: ele completou duzentas pinturas e mais de cem desenhos e aquarelas. Foi também um período feliz e esta tranquilidade foi traduzida para seus quadros. Porém, pouco tempo depois a saúde mental do gênio das telas foi piorando e ele acabou passando o resto de seus dias internado em um hospício na bucólica cidade de Saint-Rémy-de-Provence, também no sul da França.

a noite estrelada 1

Atualmente o quadro está exposto no museu D’Orsay – em Paris

O período em que esteve lá que é considerado como o mais brilhante de sua carreira de pintor. ‘A Noite Estrelada’ foi pintado de dentro de um quarto, com a técnica e experiência que ele já havia adquirido a partir de ‘A Noite Estrelada Sobre o Ródano’, considerado uma das grandes obras primas deste mestre incompreendido.

Publicidade

Fotos:  Vincent van Gogh Foundation


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sandy & Junior encerra 2019 com a 2ª turnê mais lucrativa do mundo