Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Greve Geral marcada para sexta-feira (14) deve contar com adesão de setores nevrálgicos da sociedade. Pelo menos 16 entidades confirmaram presença. O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) oficializaram adesão aos atos contra a reforma da Previdência.
Representante dos trabalhadores de São Paulo, Osasco e região, o Sindicato dos Bancários também se juntou ao movimento. Eles dão corpo ao grupo que conta ainda com metroviários, ferroviários, professores, metalúrgicos, químicos, servidores públicos e trabalhadores em geral.
Analistas enxergam perda de direitos no longo prazo
“Bancários aprovaram, em assembleias, a participação na greve contra a retirada de direitos. Vamos às ruas lutar contra o fim da aposentadoria e o desmonte dos direitos previdenciários e em defesa dos bancos públicos”, se pronunciou Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
O impasse prevalece em setor importante para a mobilidade de São Paulo. A Justiça acatou liminar de Metrô e CPTM contra a greve de metroviários e ferroviários. A paralisação pode afetar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha. Nos trens, ramais 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e o monotrilho da 15-Prata.
– 10 cartazes dos atos em defesa da educação que trouxeram verdades necessárias
– Ratinho teria ganhado R$ 268 mil de Bolsonaro para defender reforma da Previdência
– Bolsonaro admite não estar preparado para ser presidente
A liminar atende pedido da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo para que 80% dos funcionários do Metrô e CPTM trabalhem no horário de pico e 60% ao longo do chamado horário normal.
“Nós já decidimos pela greve e não podemos mudar a decisão já tomada pela categoria. Liminar sempre tem. Estamos acostumados”, falou ao jornal Agora Wagner Fajardo, coordenador do Sindicato dos Metroviários.
Ainda na capital paulista, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) marcou manifestação para às 16h, no Largo da Batata, Zona Oeste da cidade.
Em Salvador, o transporte público também deve parar por 24 horas contra a Nova Previdência, cortes na educação e desemprego. Fábio Primo – presidente em exercício do Sindicato dos Rodoviários da Bahia -, disse à Tarde que “não haverá nenhum tipo de transporte público circulando em Salvador na sexta-feira”.
A Nova Previdência concentra todas as apostas de Jair Bolsonaro (PSL) e da equipe econômica comandada por Paulo Guedes. Por outro lado, existe o temor de analistas sobre a perda de direitos em longo prazo, sobretudo pela precarização de condições de trabalho e aposentadoria.
16 entidades devem ir às ruas contra Nova Previdência
Economistas enxergam com ressalvas o estabelecimento de tempo mínimo de contribuição de 20 anos e idades mínimas de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Hoje são 15 anos de serviços prestados para quem se aposenta por idade ou 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.
O endurecimento da concessão de aposentadorias rurais também é alvo de críticas. Trocando em miúdos, a camada mais pobre vai pagar a conta.
“Quem menos tem prejuízo, com a proposta do governo, é o rico, que já tem emprego fixo e mais condições de completar o tempo mínimo exigido de contribuição”, explicou ao Estado de Minas o advogado Diego Cherulli, especialista em Previdência.
Publicidade
A estudante Natasha Puga, de São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais, viralizou na internet após um desabafo...
Algumas autoridades públicas do Brasil e empresários milionários andaram dizendo que a Covid-19, causada pelo novo...
Durante as eleições deste ano, muitos artistas e personalidades se posicionaram contra o avanço do autoritarismo que...
O Senado acaba de barrar a cobrança extra pela marcação de assentos em avião. Em tramitação relâmpago, o projeto...
O casal morto vítima de um vazamento de gás em um apartamento no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, vivia um...
A atleta russa Inna Trazhukova perdeu a medalha de bronze na quinta-feira, 18, para a polonesa Monika Ewa Michalik na...
O “protesto” de um pai que recaiu sobre a filha recém-nascida poderá ser anulado graças a decisão judicial do...
Uma mulher perdeu a vida ao tentar reproduzir história famosa e eternizada pelo livro e o filme ‘Na Natureza...
Já são cinco dias desde que a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e o motorista Anderson Pedro Gomes foram...