Sustentabilidade

Em São Paulo, atividade gratuita ensina a tratar esgoto através de jardim filtrante

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

Apesar do Brasil ter tido importantes conquistas sociais nas últimas décadas, o saneamento básico no país ainda deixa muito a desejar. Atualmente, mais de 51,9% da população brasileira não tem acesso à coleta de esgoto, configurando um sério problema de saúde pública. Neste sábado (8), a cidade de Embu das Artes – São Paulo, recebe o importante ‘Encontro de saneamento ecológico’, que entre outras coisas,  irá oferecer uma atividade gratuita que ensina a tratar o esgoto através de jardins filtrantes.

jardim filtrante 1

Iniciativas como estas são importantes, já que foi confirmado que o jardim filtrante (conhecido na permacultura como zona de raízes) é eficiente, além de ser uma opção segura e barata, que pode mesmo ser utilizada para o tratamento de grandes cidades e indústrias. Não coincidentemente, o evento acontece na semana do meio ambiente e irá oferecer palestras, visita à instalações em funcionamento e distribuição de cartilha.

jardim filtrante 2

O jardim filtrante é um pequeno lago com pedras, areia e plantas aquáticas onde o esgoto é tratado. Uma excelente alternativa para dar destino adequado ao esgoto proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões, detergentes, restos de alimentos e gorduras, sua manutenção é muito simples e contribui com a sustentabilidade do meio ambiente.

jardim filtrante 3

A atividade visa ensinar o passo a passo para a instalação – mesmo para leigos, em residências  de até 6 pessoas. O workshop acontece na Escola Municipal Caputera, das 8:30 às 12h e as inscrições podem ser feitas através do site.

Publicidade

Fotos: Phytorestore


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Caixas misteriosas matam duas pessoas em praia do Nordeste