Inspiração

Espécie de tartaruga tida como extinta há 17 anos é encontrada em templo hindu

por: Vitor Paiva

Se existem de fato lugares sagrados, definitivamente a Índia é um deles. E que outro lugar seria mais apropriado para a descoberta de uma espécie de milagre da natureza do que um templo hindu indiano? Pois foi o que se deu com a espécie de tartaruga Bostami, declarada extinta pela comunidade científica há 17 anos. A perda do habitat natural e a exploração excessiva do animal como fonte alimento eram os motivos para que essa espécie tivesse desaparecido do estado de Assam, no nordeste do país – ou quase: algumas foram secretamente preservadas, devidamente alimentadas e cuidadas em um templo hindu.

Os guardiões do templo Hayagriva Madhav esconderam alguns exemplares das tartarugas bostami nas lagoas ao redor do local. Para eles, a causa possui não só o propósito de salvar uma espécie ameaçada, como uma verdadeira causa espiritual: segundo os moradores do templo, os animais para eles são a reencarnação do deus Vishnu.

O gesto, no entanto, não é mais secreto, pois os guardiões do templo estabeleceram uma parceria com o grupo conservacionista Good Earth, lançando um programa de criação de tartarugas para reintroduzi-las na natureza. Em janeiro, tais esforços foram recompensados, pelo lançamento de 35 filhotes em um santuário de vida selvagem local. 16 dos 35 animais foram criados no templo.

Um dos guardiões do templo com ovos da tartaruga

“A população de tartarugas em geral no estado de Assam diminuiu enormemente nos últimos anos”, disse a veterinária indiana Jayaditya Purkayastha. “É necessário uma intervenção ou muitas espécies serão extintas em breve, no curto prazo.”. Ainda assim, para ela o momento é de boas notícias.“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam, e não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”, disse. A parceria agora visa a expansão do programa para outras 18 lagoas ao redor do templo sagrado – não só para humanos e deuses, mas agora também para animais ameaçados de extinção.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com Xuxa na plateia, Gugu dança ‘Pintinho Amarelinho’ em último programa na TV