Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A qualidade do sono interfere não apenas à questões ligadas com problemas cardiovasculares e imunológicos, como na nossa própria personalidade. É o que diz um estudo da Sciente Direct. Segundo ele, alguns traços de personalidade parecem estar mais presentes entre pessoas que vivem por mais tempo – e, outros traços, entre aqueles que têm vidas mais curtas.
Coletando informações sobre sono, personalidade e estado de saúde de 4 mil pessoas, que responderam a vários questionários entre 1994 e 2006, a pesquisa fez uma associação entre a qualidade do sono e os traços de personalidade conhecidos na psicologia como Big Five. São eles: neuroticismo (ou instabilidade emocional), extroversão, sociabilidade, escrupulosidade (que mede a autodisciplina) e abertura para novas experiências.
O dado mais preocupante é que, pessoas que dormem pouco (menos de 6 horas por noite) ou demais (mais de 8 horas), tinham uma probabilidade maior de ter falecido desde a coleta das informações. Já o neuroticismo, foi associado com um sono de baixa qualidade. Pessoas com baixa autodisciplina também tendem a dormir mal, já que têm dificuldades em estabelecer uma rotina.
Por outro lado, pessoas com um traço neurótico forte – ou seja, muito instáveis emocionalmente – dormiam demais ou muito pouco. O estudo ainda precisará ser feito com um maior número de pessoas, mas caso seja considerado válido, poderá revolucionar os tratamentos para distúrbios do sono.
Publicidade
Na semana passada, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Celebrada em 11 de fevereiro,...
A descoberta recente de uma grande quantidade de fósseis na região da Serra Nevada, na Califórnia, joga luz na...
Mais de 70% dos artigos científicos produzidos no Brasil nos últimos anos, foram assinados por mulheres, um dado que...
Não, não é comum ter mais de uma lua cheia em um mês. Por isso o fenômeno, que acontece neste fim de semana, é...
Um novo medicamente desenvolvido pela farmacêutica Janssen como tratamento para um tipo altamente letal de câncer de...
Os efeitos da quimioterapia podem ser devastadores, mas muitas iniciativas já buscam amenizá-los - é o caso deste...
Você já parou para pensar no campo eletromagnético da Terra? Essa força invisível que rodeia o nosso planeta tem...
Os cachorros parecem saber o efeito que suas expressões faciais provocam em nós, humanos – especialmente quando...
Em um artigo publicado no jornal The New York Times, o médico Richard Levitan registrou uma descoberta feita quando...