Criatividade

Formação muito parecida com símbolo da frota estelar de ‘Star Trek’ é encontrado em Marte

19 • 06 • 2019 às 08:45 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Uma coincidência geológica tornou, na imaginação dos fãs de ficção científica, uma das mais amadas história do gênero um pouco em realidade – ao menos em uma imagem. Uma equipe de cientistas da Universidade do Arizona, nos EUA, percebeu uma formação de dunas de areia em Marte com um formato bastante similar ao símbolo da Frota Estelar do seriado Star Trek. A imagem foi obtida através das câmeras HiRise do Mars Reconnaissance Orbiter, sonda da NASA que realiza diversas pesquisas e procuras no vizinho planeta vermelho.

De acordo com a equipe, a duna em questão possui uma história geológica longa e complexa – que começou como uma duna em forma de meia-lua, tornando-se uma ilha em um mar de lava, até a areia ser soprada para longe por ventos marcianos. A própria equipe reconheceu a semelhança, comentando em nota que “os fãs de Star Trek notarão que a característica parece visivelmente com o logotipo”.

Uma imagem mais ampliada do local mostra outras formações de impressionante semelhança com a insígnia de Star Trek. Curiosamente, na ficção a Frota Estelar é uma agência de defesa, pesquisa, diplomacia e exploração, criada com a missão de “ir onde nenhum homem jamais esteve” – como o planeta Marte.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness