Debate

Fotógrafo evita casamento infantil que foi chamado pra fotografar

por: Redação Hypeness

Um fotógrafo turco acabou com o casamento de uma menina de 15 anos. Onur Albayrak foi contratado para registrar a cerimônia e agora é considerado um herói em uma Turquia preocupada com o aumento de uniões infantis.

Segundo a agência Reuters, o caso aconteceu em 5 de julho, na província de Malatya, no leste turco. O jornal Hurriyet Daily News revela que a normalidade teve fim quando Onur bateu os olhos na noiva, uma adolescente de 15 anos. Além da pouca idade, ele diz ter notado nervosismo no olhar da menina, que seguia tremendo ao altar.

– ONG simula união entre homem e menina de 12 anos para combater casamento infantil

Ele deu um soco no rosto do noivo

No Facebook, o fotógrafo criticou o casamento. “Criança noiva também é abuso infantil”. Albayrak revelou que quebrou o nariz do noivo para impedir a consumação da união.

Yasmeen Hassan, executivo e diretor do grupo de campanha Equality Now, critica a falta de fiscalização na Turquia, que por lei impede o casamento de menores de 18 anos. Ele classificou como ‘épica’ a ação do fotógrafo. “Espero que as autoridades processem o noivo”, cobrou.

– Após melhor amiga ser forçada a se casar, refugiada de 15 anos se dedica à luta pelo fim do casamento infantil

– Garota que quase foi vendida pela própria família usa o rap pra combater casamento infantil

Hassan acrescentou que “tem gente que prefere a discrição e não faz nada. Então, estou muito feliz pelo que ele fez. Ele deveria ser considerado um herói. Precisamos de gente assim”, declarou à Reuters.  

A Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que a Turquia ostenta um dos maiores índices de casamento infantil em toda a Europa. 1% das garotas turcas, de acordo com a entidade, se casam antes dos 15 anos. E 15% aos 18.

Embora existam registros de queda, cerca de 12 milhões de meninas se casam anualmente antes de completarem 18 anos. A Organização das Nações Unidas estabeleceu meta de acabar com a prática até 2030.

Publicidade

Foto: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo tiroteio em escola no Brasil reforça urgência de debate sobre saúde mental