Arte

Gravação inédita revela como era a voz de Frida Kahlo

por: Vitor Paiva

Uma das mais amadas e importantes artistas do século XX, a mexicana Frida Kahlo em sua pintura era capaz de falar muito, e em camadas e sentido bastante profundos, através de seus quadros. Mas como será que falava de fato a artista? Como era a voz de Frida Kahlo? Essa era uma pergunta que só podia ser respondida pela memória dos que conviveram com ela entre 1907, quando nasceu, e 1954, quando veio a falecer. Recentemente, porém, a Fonoteca Nacional, no México, encontrou um verdadeiro tesouro em áudio: a única gravação que se tem notícia onde é possível escutar a voz de Frida.

O impressionante registro foi encontrado nos arquivos do programa de rádio “El Bachiller”, que realizava então um perfil do pintor Diego Rivera, marido de Frida. Sobre uma base musical, a pintora lê um texto de sua autoria, intitulado “Retrato de Diego” com firmeza e doçura.

De acordo com o diretor da Fonotexa Nacional, Pável Granados, a voz de Frida era uma das mais pedidas e procuradas pelo público, mas só agora essa busca poderá ser efetivamente respondida.

Frida ao telefone

A edição do programa em que a voz de Frida aparece teria sido transmitida em 1955, e o narrador se refere à leitura como sendo da artista “que já não existe mais”. Acredita-se que a gravação do texto tenha ocorrido entre 1953 e 1954, mas, a fim de confirmar os tantos indícios, as autoridades irão agora trabalhar para confirmar que se trata de fato da voz de Frida. O acervo do “El Bachiller” é composto por mais de 1300 gravações que ainda serão digitalizadas e catalogadas, então é possível que outros registros da voz de Frida apareçam.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Grafiteiro cria ilusões de óptica incríveis em prédios e casas