Debate

Ilha na Noruega quer eliminar com o conceito de tempo

por: Gabriela Glette

Por mais que a concepção do tempo seja relativa, o ser humano está condicionado e completamente adaptado ao ritmo cicardiano, isto é, ao período de 24 horas sobre o qual se baseia o nosso ciclo biológico. Entretanto, os habitantes da ilha de Sommarøy, na região de Tromsø – Noruega, querem abolir o conceito de tempo, dando liberdade e flexibilizando a vida das pessoas, que poderiam decidir o que fazer, sem necessariamente estarem presos à ideia do horário.

noruega conceito tempo 1

A ilha possui pouco mais de 300 habitantes e está localizada no extremo norte do planeta, o que faz com que as pessoas passem grande parte dos dias em escuridão quase total (no inverno) ou em claridade quase total (no verão). A ideia foi criada pelo norueguês Kjell Ove Hveding, que acredita que nossa relação com o tempo é limitante e contraditória: “Você tem de ir trabalhar e, mesmo depois do trabalho, o relógio toma seu tempo”.

noruega conceito tempo 2

No mundo ideal de Hveding, as lojas estariam abertas sempre que o lojista quisesse, as pessoas poderiam sair quando bem entendessem e as pessoas poderiam se encontrar quando achassem mais adequado: “Se você quiser cortar a grama às quatro da manhã, faça”.

noruega conceito tempo 3

No entanto, por mais libertadora que a ideia pareça, o especialista em ritmo circadiano Hanne Hoffman – garante que esta mudança iria contra a evolução, já que a humanidade não evoluiu para viver nos árticos. “Nossos corpos se adaptaram a esse ciclo de 24 horas gerado pela rotação da Terra. Nós realmente não podemos ir contra a evolução, e é isso que está acontecendo nesses locais. Você está indo contra o que estamos programados para fazer”.

noruega conceito tempo 4

Segundo ele, o desalinhamento do ritmo circadiano poderia causar uma série de implicações, sendo inclusive um fator de risco para doenças, já que os hormônios e processos metabólicos respondem à luz e ao tempo, dizendo ao corpo como se comportar em diferentes momentos durante o dia.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Salvador vai ficar sem azeite de dendê, base do acarajé; fábricas admitem estoques no fim