Ciência

Já ouviu falar da banana naturalmente azul e com gosto de sorvete de baunilha?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Uma espécie conhecida apenas pelo nome inglês de “blue java banana” é a nova sensação do mundo vegetal. Com coloração azulada, há quem diga que a fruta tem gosto de sorvete de baunilha.

De acordo com o VT.co, a cor incomum da banana surge apenas quando ela não está madura e se deve a um revestimento de cera. Mesmo assim, o que mais chama a atenção na frutinha é seu sabor adocicado que remete à baunilha e uma consistência semelhante à de um sorvete.

Ela cresce em regiões da Ásia, Austrália e no Havaí e não é fácil encontrá-la fora destas localidades. Quando grandes, as plantas podem chegar a 4,5 metros de altura. Depois de maduras, elas voltam a ter a cor amarela tão comum à espécie.

Segundo uma entrada na Wikipedia, a variedade é um híbrido das espécies Musa balbisianaMusa acuminata e seu nome mais aceito seria Musa acuminata × balbisiana (ABB Group) ‘Blue Java’. Apesar disso, a fruta ganha apelidos por onde passa.

No Havaí, ela é conhecida como “Ice Cream banana” ou “banana sorvete”, em português. Por outro lado, em Fiji o apelido que pegou foi o de “banana havaiana”, enquanto nas Filipinas a fruta é chamada de “Krie” e na América Central seu nome popular é “Cenizo”.

As bananas da espécie podem ser comidas cruas ou cozidas e, graças ao gostinho de baunilha, servem também como uma ótima sobremesa.

Publicidade

Crédito sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Extrato de jabuticaba criado na Unicamp vira remédio para diabete e colesterol