Ciência

Já ouviu falar da banana naturalmente azul e com gosto de sorvete de baunilha?

12 • 06 • 2019 às 05:07
Atualizada em 07 • 01 • 2020 às 17:53
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma espécie conhecida apenas pelo nome inglês de “blue java banana” é a nova sensação do mundo vegetal. Com coloração azulada, há quem diga que a fruta tem gosto de sorvete de baunilha.

De acordo com o VT.co, a cor incomum da banana surge apenas quando ela não está madura e se deve a um revestimento de cera. Mesmo assim, o que mais chama a atenção na frutinha é seu sabor adocicado que remete à baunilha e uma consistência semelhante à de um sorvete.

Ela cresce em regiões da Ásia, Austrália e no Havaí e não é fácil encontrá-la fora destas localidades. Quando grandes, as plantas podem chegar a 4,5 metros de altura. Depois de maduras, elas voltam a ter a cor amarela tão comum à espécie.

Segundo uma entrada na Wikipedia, a variedade é um híbrido das espécies Musa balbisianaMusa acuminata e seu nome mais aceito seria Musa acuminata × balbisiana (ABB Group) ‘Blue Java’. Apesar disso, a fruta ganha apelidos por onde passa.

No Havaí, ela é conhecida como “Ice Cream banana” ou “banana sorvete”, em português. Por outro lado, em Fiji o apelido que pegou foi o de “banana havaiana”, enquanto nas Filipinas a fruta é chamada de “Krie” e na América Central seu nome popular é “Cenizo”.

As bananas da espécie podem ser comidas cruas ou cozidas e, graças ao gostinho de baunilha, servem também como uma ótima sobremesa.

Publicidade

Crédito sob as imagens


Canais Especiais Hypeness