Debate

Jay-Z oferece apoio e o próprio advogado para casal que sofreu abuso policial

por: Vitor Paiva

Depois que um vídeo mostrando policiais na cidade de Phoenix, nos EUA, agindo de forma brutal e violenta contra um jovem casal negro, uma grande ação civil foi movida contra a polícia da cidade. No vídeo, um homem já algemado é chutado por um oficial, enquanto a mulher gravida tem uma arma apontada em sua direção, como parte de uma investigação por um suposto assalto. O que aconteceu, no entanto, foi que a filha do casal, de 4 anos, saiu da loja com uma boneca que não havia sido comprada. A ação pede 10 milhões de dólares em indenização, e quem está ajudando legalmente e de forma gratuita o casal é ninguém menos que Jay-Z.

Jay-Z

O rapper soube do caso e imediatamente ofereceu seus esforços e suporte legal ao casal, incluindo os serviços do advogado Alex Spiro – o mesmo advogado que Jaz-Z ofereceu para o caso da prisão do rapper 21 Savage pelo serviço de imigração dos EUA. Além da indenização, a ação pede a demissão imediata dos policiais, em acusação por agressão, prisão ilegal, falsa prisão e violações dos direitos civis.

O caso, que já vinha tomando maiores proporções com a divulgação dos vídeos filmados por um celular, agora tomou dimensões ainda maiores com a entrada de Jay-Z, que parece de fato comprometido a oferecer o que tem para combater o racismo e a violência contra a população negra no país.

Os dois jovens agredidos pela polícia

A prefeita de Phoenix, Kate Gallego, veio à público pedir desculpas pessoalmente à família dos envolvidos, afirmando ter se tratado de uma ação “completamente inadequada e claramente não profissional”. Além do processo, Galego afirmou que irá instalar câmeras corporais em todos os policiais. O departamento de polícia de Phoenix não divulgou o nome dos policiais acusados.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Netflix diz que não vai incluir publicidade e comerciais