Ciência

Júpiter poderá ser visto até a olho nu em Junho; saiba mais

por: Redação Hypeness

A NASA ofereceu dicas de observação para os que pretendem espiar Júpiter. A agência espacial norte-americana garante que você vai poderá avistar o maior planeta do Sistema Solar durante junho com telescópio, binóculo e até a olho nu.

– Equipe da Federal Fluminense é finalista em competição aeroespacial da NASA

– Tem um buraco negro do tamanho de Júpiter vagando por nossa galáxia

O mês inaugura momento esperado com ansiedade pelos amantes da astronomia no Hemisfério Sul. O clima seco e as noites mais longas de inverno oferecem a combinação ideal para a observação do céu.

“O maior planeta do Sistema Solar será uma jóia brilhante a olho nu”, diz texto no site oficial da NASA. Distante entre 628 milhões e 928 milhões de km da Terra, o maior planeta do Sistema Solar aparecerá maior e mais brilhante no período.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e estará visível até outubro

Na segunda-feira (10), Júpiter atinge sua oposição podendo ser visto a noite toda na constelação de Serpentário. Com um pequeno telescópio você vai dar de cara com suas quatro maiores luas e enxergar o planeta revestido com uma tonalidade branco-amarela.

Embora o ápice aconteça em junho, o planeta equivalente 318 vezes a massa da Terra pode ser avistado, em formato de estrela, até meados de outubro.

– Júpiter fotografado do Polo Sul em altíssima definição parece saído de um sonho

– O universo é uma obra de arte: Parece pintura do Van Gogh, mas é a superfície de Júpiter

“Meu conselho é que as pessoas saiam de suas casas, porque é um momento único olhar para as luas [de Júpiter] com um par de binóculos. Busque um horizonte limpo para ver melhor”, disse à CNN Robert Massey, diretor-executivo da Royal Sociedade Astronômica da Inglaterra.

O Observatório Municipal de Americana (OMA), no interior de São Paulo, já iniciou a temporada de observação de Júpiter. A entrada é franca e a programação acontece entre 19h e 22h, sempre no último dia útil da semana. É proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula do Observatório. 

Mais informações pelo telefone (19) 3407-2985.

Publicidade

Foto: NASA/SWRI/MSSS/Gerald Eichstadt/Sean Doran/


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
80% dos adolescentes do mundo são sedentários, aponta estudo