Diversidade

Mastercard sai na frente e permite que transgêneros usem nome social em cartões

por: Vitor Paiva

As conquistas na luta pela igualdade e contra a LGBTQ+fobia se dá no macro e no micro – e às vezes os detalhes tidos como pequenos para outros são vitórias grandiosas para quem sofre. E a novidade anunciada pela Mastercard é uma dessas conquistas: a bandeira de cartão de crédito passará a permitir que clientes transgêneros utilizem os nomes de suas preferências nos cartões, tanto de crédito quanto de débito, ligados à empresa.

O projeto se chama True Nome (Nome verdadeiro, em tradução livre) e em breve passará a lançar cartões permitindo que o nome impresso seja aquele conhecido como “social”, sem que se exija mudanças oficiais em cartório. Segundo comunicado oficial da multinacional oferecido à imprensa, a ideia é mesmo favorecer e oferecer empatia aos clientes transgêneros e não binários e, de acordo com Raj Seshadri, presidente de emissores da Mastercard nos EUA, os tramites com os bancos por todo o mundo já estão sendo realizados para facilitar essa mudança e implementar as novidades em seus cartões.

“O que estamos introduzindo é um cartão que representa um indivíduo como ele realmente é”, afirmou, em entrevista, Seshadri. “É algo que deve ser acessível a todos da maneira que queiram, e não deve haver nenhum sofrimento nisso”. A decisão parte também de uma pesquisa realizada pela empresa, que indica que em torno de um terço dos clientes que possuem qualquer questão com sua identificação já sofreram experiências negativas como assédios e agressões. Seshadri lembrou que as políticas operacionais da empresa não exigem qualquer validação do nome, e que a identificação não funciona como comprovação de segurança de transação alguma.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Crayola lança estojo ‘Cores do Mundo’ com 24 opções de ‘cor de pele’