Inspiração

Mayra Gaiato percorre Angola quebrando o tabu do autismo infantil e outras síndromes

por: Redação Hypeness

A psicóloga e neurocientista Mayra Gaiato é especialista em autismo. A convite do Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona, criado pela fonoaudióloga brasileira Indihara, ela viajou a Angola para a 1ª Conferência Internacional do Dsenvolvimento Infantil e Seus Transtornos.

O psiquiatra Rodrigo Silveira acompanhou a viagem e também participou da conferência, onde Mayra ofereceu o mesmo curso que aplica no Brasil. O objetivo era formar pais, educadores, médicos e terapeutas angolanos a estimular as crianças em casa e aplicar os tratamentos mais comuns.

Durante a viagem, os profissionais trataram crianças com autismo e trabalharam em conjunto com suas famílias e cuidadores para estimular o desenvolvimento dos pequenos e esclarecer dúvidas sobre o transtorno. A experiência foi compartilhada através do Instagram da psicóloga.

Em Angola, ainda é comum que algumas crianças que nascem com atrasos de aprendizagem ou síndromes sejam tratadas como amaldiçoadas e estas condições podem ser inclusive associadas à bruxaria. Graças a isso, muitas dessas crianças são reclusas e seu tratamento é negligenciado.

Mayra aproveitou a viagem para visitar diversas instituições, como o Projeto Mulenvos, o Projeto Camizungo e a Instituição Lar Kuzola. Em contato com a comunidade, conheceu a realidade das crianças locais e pode contribuir para aumentar o conhecimento sobre os transtornos do espectro autista na região.

Publicidade

Fotos: Reprodução Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Padaria oferece pão de graça para quem precisa: ‘Só pegar e ir tomar café’