Diversidade

Megan Rapinoe dá show de cidadania dentro e fora do campo pela luta LGBT

por: Redação Hypeness


Aos 33 anos, Megan Rapinoe é uma das principais atletas da seleção americana. Ela acumula títulos como o ouro olímpico de 2012 e o mundial de 2015, mas sua atuação não se resume aos gramados. Fora de campo, a jogadora também advoga em prol dos direitos LGBT e clama por mais igualdade de gênero.

A meio-campista, que já havia denunciado a homofobia durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, ficou famosa ao decidir não cantar o hino dos Estados Unidos nos jogos da Copa. Em entrevista às Dibradoras, a atleta explicou a atitude falando não se sentir representada pela bandeira americana por ser uma mulher gay.

O gesto começou como uma atitude de apoio ao jogador da NFL Colin Kaepernick, que se ajoelhou durante a execução do hino em protesto contra o racismo. Rapinoe repetiu a iniciativa em uma partida da seleção e foi repreendida pela US Soccer, que determinou que todos os jogadores deveriam permanecer em pé na hora do hino nacional, em sinal de respeito. Ela acatou a decisão, mas permaneceu em silêncio durante o momento.

View this post on Instagram

Got it from my Mama.

A post shared by Megan Rapinoe (@mrapinoe) on


Nos bastidores, a jornalista Renata Mendonça relata que Megan teria deixado de responder aos entrevistadores homens, maioria na zona mista, para que ela pudesse enfim fazer a sua pergunta sem ser interrompida após uma série de tentativas frustradas (entenda o que é manterrupting).

O fato é narrado em uma sequência de tweets.

As lutas da jogadora não param aí e vão muito além do campo simbólico. Junto a outras jogadoras da seleção, ela processou a Federação Americana de Futebol em busca de direitos iguais aos usufruídos pela seleção masculina. Justificativas para a ação não faltavam: além de acumular o maior ibope televisivo em um jogo de futebol no país, elas também somam muito mais títulos que seus colegas do sexo masculino.

Leia também: Chuteira sem logo e com símbolo de igualdade de gênero foi mais um golaço de Marta

Publicidade

Foto em destaque CC BY-SA 3.0 Jacqueline Cassell


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sandy e Junior mudam letra de Maria Chiquinha por não ser mais aceitável