Fotografia

Mulheres adultas têm pelos: projeto fotográfico questiona o que há por trás da depilação

por: Redação Hypeness

Pelos. Eles não são, ainda nos dias de hoje, considerados ‘normais’ no corpo feminino. Um projeto idealizado por Marcela Guimarães, que fotografou e reuniu imagens de outras mulheres orgulhosas de seus corpos, chega para debater o assunto. E mudar a realidade. 

– Finalmente um anúncio de lâmina de depilação onde as pessoas tem pelos

Tem um zine com 120 imagens e reflexões sobre o assunto

‘Mulheres Adultas Têm Pelos’  é o nome do trabalho da fotógrafa, que também passou pelo processo de assumir os próprios pelos. “Eu suava frio quando ia depilar com cera, não suportava a dor. Já a gilete me causava muita coceira, além dos pelos encravados e até sangramento”, diz. 

Entre as inspirações está uma mulher negra do interior de São Paulo. Fernanda Mozer não esconde incômodo com a cartilha estética criada por uma sociedade patriarcal. A jovem questiona os momentos de tortura causados pela depilação com cera quente.

Muita dor e imposição de uma sociedade patriarcal

O incômodo virou arte e ela passou a colecionar registros destes momentos para, no fim, descobrir que cada uma sofria uma consequência diferente desta rotina. Pelos encravados, culpa e outros tantos efeitos da luta contra a opressão, aqui representada na depilação.

– Finalmente uma propaganda de depilação onde existem pelos

– Retratos capturam a beleza das mulheres da tribo Suri da Etiópia

“Eu já sou uma mulher preta, lésbica, periférica e ainda vou trazer mais a questão de não me depilar? Vai agregando diferenças, então os olhares ficam sim mais agressivos”, reflete. 

O lançamento, com roda de conversa, rola em São Paulo

Os cliques se tornaram um zine com 120 imagens e reflexões destas artistas. O lançamento oficial da obra acontece durante roda de conversa no Volcano, em São Paulo, dia 28, a partir das 19h. A noite reserva ainda DJ set de Amanda Buttler. 

Você já pode conferir a versão on-line do zine e o Instagram do projeto: @mulheresadultastempelos.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do zine “MULHERES ADULTAS TÊM PELOS” + roda de conversa + djset bruxamarela

Quando: 28 de junho, 19h

Onde: Volcano – R. Min. Ferreira Alves, 686 – Pompéia – São Paulo 

Quanto: Gratuito

 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Série de fotos impressionante mostra cobra devorando crocodilo