Pelos. Eles não são, ainda nos dias de hoje, considerados ‘normais’ no corpo feminino. Um projeto idealizado por Marcela Guimarães, que fotografou e reuniu imagens de outras mulheres orgulhosas de seus corpos, chega para debater o assunto. E mudar a realidade.
– Finalmente um anúncio de lâmina de depilação onde as pessoas tem pelos

Tem um zine com 120 imagens e reflexões sobre o assunto
‘Mulheres Adultas Têm Pelos’ é o nome do trabalho da fotógrafa, que também passou pelo processo de assumir os próprios pelos. “Eu suava frio quando ia depilar com cera, não suportava a dor. Já a gilete me causava muita coceira, além dos pelos encravados e até sangramento”, diz.
Entre as inspirações está uma mulher negra do interior de São Paulo. Fernanda Mozer não esconde incômodo com a cartilha estética criada por uma sociedade patriarcal. A jovem questiona os momentos de tortura causados pela depilação com cera quente.

Muita dor e imposição de uma sociedade patriarcal
O incômodo virou arte e ela passou a colecionar registros destes momentos para, no fim, descobrir que cada uma sofria uma consequência diferente desta rotina. Pelos encravados, culpa e outros tantos efeitos da luta contra a opressão, aqui representada na depilação.
– Finalmente uma propaganda de depilação onde existem pelos
– Retratos capturam a beleza das mulheres da tribo Suri da Etiópia
“Eu já sou uma mulher preta, lésbica, periférica e ainda vou trazer mais a questão de não me depilar? Vai agregando diferenças, então os olhares ficam sim mais agressivos”, reflete.

O lançamento, com roda de conversa, rola em São Paulo
Os cliques se tornaram um zine com 120 imagens e reflexões destas artistas. O lançamento oficial da obra acontece durante roda de conversa no Volcano, em São Paulo, dia 28, a partir das 19h. A noite reserva ainda DJ set de Amanda Buttler.
Você já pode conferir a versão on-line do zine e o Instagram do projeto: @mulheresadultastempelos.


SERVIÇO:
O que: Lançamento do zine “MULHERES ADULTAS TÊM PELOS” + roda de conversa + djset bruxamarela
Quando: 28 de junho, 19h
Onde: Volcano – R. Min. Ferreira Alves, 686 – Pompéia – São Paulo
Quanto: Gratuito