Inspiração

Plantando amor: Médico do interior de SP doa muda de árvore para cada parto que faz

por: Vitor Paiva

Para o ginecologista Calixto Felipe Hueb, realizar um parto e trazer uma nova vida ao mundo é algo realmente especial, que não deve se encerrar como um procedimento médico frio e nada mais. Assim, para oferecer um sentido prático maior e um símbolo mais próximo do valor que ele próprio enxerga em seu ofício – e na relação com cada pessoa que ajudou a nascer – o médico de 69 anos decidiu doar uma muda de árvore para cada bebê que veio ao mundo pelas suas mãos. Hoje, mais de mil árvores da cidade de Macatuba, no interior de São Paulo, estão de pé através de seu projeto.

Intitulada “Plantar”, a iniciativa nasceu em 2001, como um primeiro presente à família do recém-nascido, dado pelas mãos do próprio Dr. Calixto. Segundo o ginecologista, junto com o diploma e uma foto do neném, passou a ir também uma muda de árvore para a mãe plantar. O projeto também surgiu da preocupação do médico com o meio-ambiente, que também se afirma como uma maneira de aprofundar o próprio sentido da vida que ele ajuda a trazer para o planeta.

Acima e abaixo, algumas das árvores plantadas pelas mudas do Dr. Calixto – com direito ao nome do bebê

No início, ele pagava as mudas do próprio bolso, até que, em 2014, sua iniciativa virou um projeto de lei – e as árvores passaram a ser custeadas pela prefeitura de Macatuba. Com isso, todas as crianças que nascem na maternidade passaram a ganhar sua árvore, integrando todos os médicos à iniciativa de Dr. Calixto. Agora, segundo ele, as mães não mandam somente fotos do crescimento dos filhos, mas também das árvores. É dessa forma que o médico não só se mantém perto das pessoas que ajudou a parir, como também segue cuidando delas, através da melhoria do planeta no qual elas nasceram.

O “kit” do Dr. Calixto, incluindo a muda

Publicidade

© fotos: Arquivo Pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após câncer de mama ela foi a primeira mulher a nadar o Canal da Mancha 4 vezes sem parar