Inspiração

Rita Lee visita e alimenta a ursa maltrada, que a inspirou a escrever livro infantil

por: Vitor Paiva

Uma das maiores artistas da música brasileira em todos os tempos, Rita Lee não é só a pessoa mais cool da história do rock nacional – ela é também a mais legal do mundo animal. Militante protetora dos animais, depois de se inspirar na história do salvamento da ursa Rowena (que por anos foi maltratada em circos e zoológicos brasileiros até ser resgatada) para escrever um livro infantil, Rita recentemente foi visitar sua musa inspiradora. A cantora e compositora alimentou e selou a amizade com a ursa no Rancho dos Gnomos, onde ela passou a viver depois de seu resgate.

Hoje Rowena vive em um imenso espaço no Rancho, e Rita em sua visita pôde inclusive entrar dentro do local onde vive, solta, a ursa. Pela idade avançada e os maltratos que sofreu, Rowena já não enxerga muito bem, e naturalmente tem medo dos humanos. “Eu fiquei com vontade de abraçar e beijar ela”, diz Rita, no vídeo em que relatou a visita.

O casal Silvia e Marcos Pompeu, que hoje cuidam da ursa, aconselhou que a cantora tomasse cuidado, mas na hora do “suquinho” de Rowena, Rita aproveitou pra se aproximar e alimenta-la.

Rita alimentando Rowena

Em seu livro, Rita aborda temas como geografia, biologia, preservação do meio-ambiente e, é claro, respeito aos animais, através não só da história da Rowena – que chegou a ser chamada de “a ursa mais triste do mundo” quando vivia aprisionada – mas também da personagem “Vovó Ritinha”, protetora dos animais que acredita que as crianças podem mudar o planeta.

Rowena lambendo a mão de Rita

O livro não poderia ter um título mais apropriado para resumir a aventura: Amiga Ursa – uma história triste, mas com final feliz, e o lançamento será no final de junho.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
“Pra que quero 10 Ferraris? Prefiro construir escola”, diz jogador do Liverpool