Vitor Paiva - 12/06/2019 | Atualizada em - 13/06/2019
Uma das maiores artistas da música brasileira em todos os tempos, Rita Lee não é só a pessoa mais cool da história do rock nacional – ela é também a mais legal do mundo animal. Militante protetora dos animais, depois de se inspirar na história do salvamento da ursa Rowena (que por anos foi maltratada em circos e zoológicos brasileiros até ser resgatada) para escrever um livro infantil, Rita recentemente foi visitar sua musa inspiradora. A cantora e compositora alimentou e selou a amizade com a ursa no Rancho dos Gnomos, onde ela passou a viver depois de seu resgate.
Hoje Rowena vive em um imenso espaço no Rancho, e Rita em sua visita pôde inclusive entrar dentro do local onde vive, solta, a ursa. Pela idade avançada e os maltratos que sofreu, Rowena já não enxerga muito bem, e naturalmente tem medo dos humanos. “Eu fiquei com vontade de abraçar e beijar ela”, diz Rita, no vídeo em que relatou a visita.
O casal Silvia e Marcos Pompeu, que hoje cuidam da ursa, aconselhou que a cantora tomasse cuidado, mas na hora do “suquinho” de Rowena, Rita aproveitou pra se aproximar e alimenta-la.
Rita alimentando Rowena
Em seu livro, Rita aborda temas como geografia, biologia, preservação do meio-ambiente e, é claro, respeito aos animais, através não só da história da Rowena – que chegou a ser chamada de “a ursa mais triste do mundo” quando vivia aprisionada – mas também da personagem “Vovó Ritinha”, protetora dos animais que acredita que as crianças podem mudar o planeta.
Rowena lambendo a mão de Rita
O livro não poderia ter um título mais apropriado para resumir a aventura: Amiga Ursa – uma história triste, mas com final feliz, e o lançamento será no final de junho.
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.