Ciência

Seu cachorro também fica preocupado com os problemas do dia antes de dormir, afirma estudo

por: Vitor Paiva

Os cães são mais parecidos conosco do que pensamos – mesmo em aspectos tão mundanos e supostamente particulares aos seres humanos como pensar nos problemas do dia antes de dormir e deixar o estresse cotidiano afetar nosso sono. Uma pesquisa realizada por cientistas húngaros sugere que os cachorros também levam as dores de cabeça de um dia difícil para a cama, e que maiores dificuldades emocionais podem se transformar em um sono de menor qualidade para os animais.

A pesquisa foi realizada com dezesseis cães de raças diversas que, com a ajuda dos donos, foram divididos em dois grupos: um foi submetido a experiências agradáveis, enquanto o outro grupo atravessou situações de desconforto moderado. As experiências positivas eram envolveram prazeres caninos, como ser acariciado ou participar de brincadeiras, enquanto as situações negativas eram tais como permanecer trancado em um cômodo sem acesso ao dono ou ter um pesquisador olhando o animal diretamente nos olhos.

Os animais utilizaram sensores e, após vivenciarem suas experiências, foram direcionados a um local para poderem dormir. De acordo com os cientistas, os cães estressados foram se deitar cerca de 20 minutos antes, e gastaram uma média de 20 minutos a menos em sono profundo, sem necessariamente terem dormido menos – eles simplesmente tiveram um sono pior. “A descoberta de que tratamentos emocionais breves influenciam a macroestrutura do sono também sugere que a pesquisa do sono poderia ser implementada de maneira útil no campo do bem-estar canino”, afirmaram em artigo os cientistas. Essa é a primeira comprovação de que os estímulos emocionais afetam a saúde do sono dos cães.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro caso de transmissão sexual de dengue é registrado na Europa