Ciência

Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas

por: Gabriela Glette

Com o objetivo de valorizar o que temos de melhor, a UFAM – Universidade Federal do Amazonas, publicou uma coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas. A coletânea ‘Reflexividades Indígenas’ é composta por 7 livros com a temática indígena, sendo que os autores são pesquisadores nascidos em comunidades indígenas, que concluíram o mestrado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social.

pesquisa científica indígena 1

A coleção – desenvolvida entre 2013 e 2016, é resultado de uma parceria da universidade com a Fapeam – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e já está disponível em livrarias universitárias. Sistematizando conceitos e práticas de um povo que representa o Brasil, os livros tratam de assuntos que vão desde a sociologia das comunidades à música e plantas medicinais.

pesquisa científica indígena 2

Segundo o professor e coordenador do NEAI – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, a coleção é fruto de um exercício em que os indígenas expressam o seu potencial: “A produção científica feita pelos nossos alunos indígenas tem um impacto intelectual significativo no campo da antropologia”, explica ao site G1. Afinal, tão importante quanto a valorização da pesquisa científica, é o reconhecimento da riqueza da cultura indígena.

pesquisa científica indígena 3

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As incomuns tartarugas albinas que mais parecem dragões