Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cada nova página de péssimas decisões, ignorâncias ou tragédias perpetuadas na história da humanidade, invariavelmente milhares de memes voltam à cena, pedindo para que um meteoro enfim acabe com o planeta, já que a vida por aqui teria dado errado. Pois aos que pedem pelo meteoro, saibam que seus sonhos possivelmente serão atendidos. A partir do dia 9 de setembro, o asteroide 2006QV89 passa a ter a Terra como alvo. Antes, porém, que a felicidade (ou o pânico) nos tome conta, vale afirmar que a probabilidade ainda é baixa – e que a dimensão do meteoro é considerada pequena.
De acordo com a Lista de Risco da Agência Espacial Europeia, a chance do 2006QV89 atingir de fato nosso planeta é de 1 em 7299 – a obrigação de tomar alguma medida para evitar um desastre se estabelece quando a possibilidade é de 1 em 100. Já o corpo rochoso do meteoro é de 40 metros de diâmetro – o que pode parecer grande para os parâmetros humanos, mas para os cientistas não é motivo para maiores alardes.
Para medidas de comparação, o meteoro que aniquilou os dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, tinha algo em torno de 11 a 81 quilômetros de diâmetro. A Lista da Agência Espacial Europeia cataloga somente os corpos que podem vir a atingir a Terra – e, no Blog da agência, há até um guia, indicando como seria e o que deveríamos fazer se um meteoro de grandes proporções de fato colidisse com nosso planeta. Aos pessimistas que aguardam por esse momento, porém, mais uma má notícia: não há verdadeira ameaças no horizonte.
Publicidade
Quem diria que em 2021 ainda estaríamos discutindo sobre o verdadeiro formato da Terra? Milhares de anos e...
Um meteoro entrou na atmosfera terrestre e foi parar no interior de São Paulo, nos arredores de Votuporanga, na...
Você gostar de uma música não significa que ela tem qualidade. Mas, como podemos classificar a qualidade técnica de...
A cidade de Serrana, no noroeste do interior paulista, está concluindo seu estudo de vacinação em massa feito em...
Um estudo publicado na revista Nature Microbiology indica que as origens do novo coronavírus podem ser muito mais...
Olha que curioso: segundo o British Journal of Hematology, um paciente que possuia linfoma de Hodgkin, um tipo de...
A Nasa anunciou recentemente que o asteroide 4660 Nereus, que é maior que a Torre Eiffel, é "potencialmente...
Cientistas da Universidade de Brighton, na Inglaterra, conseguiram resolver uma parte do mistério de Stonehenge. Eles...
Depois de mais de seis meses da pandemia, já se sabe de cor as recomendações de proteção contra o novo...