Ciência

Vem meteoro? Asteroide pode acertar a Terra em setembro, diz agência espacial europeia

por: Vitor Paiva

A cada nova página de péssimas decisões, ignorâncias ou tragédias perpetuadas na história da humanidade, invariavelmente milhares de memes voltam à cena, pedindo para que um meteoro enfim acabe com o planeta, já que a vida por aqui teria dado errado. Pois aos que pedem pelo meteoro, saibam que seus sonhos possivelmente serão atendidos. A partir do dia 9 de setembro, o asteroide 2006QV89 passa a ter a Terra como alvo. Antes, porém, que a felicidade (ou o pânico) nos tome conta, vale afirmar que a probabilidade ainda é baixa – e que a dimensão do meteoro é considerada pequena.

De acordo com a Lista de Risco da Agência Espacial Europeia, a chance do 2006QV89 atingir de fato nosso planeta é de 1 em 7299 – a obrigação de tomar alguma medida para evitar um desastre se estabelece quando a possibilidade é de 1 em 100. Já o corpo rochoso do meteoro é de 40 metros de diâmetro – o que pode parecer grande para os parâmetros humanos, mas para os cientistas não é motivo para maiores alardes.

Para medidas de comparação, o meteoro que aniquilou os dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, tinha algo em torno de 11 a 81 quilômetros de diâmetro. A Lista da Agência Espacial Europeia cataloga somente os corpos que podem vir a atingir a Terra – e, no Blog da agência, há até um guia, indicando como seria e o que deveríamos fazer se um meteoro de grandes proporções de fato colidisse com nosso planeta. Aos pessimistas que aguardam por esse momento, porém, mais uma má notícia: não há verdadeira ameaças no horizonte.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo com 30 anos e 12 mil participantes diz que dieta vegana faz muito bem ao coração