Inovação

Volkswagen recria anúncio retrô do Fusca para campanha da nova Kombi elétrica

por: Vitor Paiva

Desde 2017 que especulações a respeito da retomada da fabricação da Kombi pela Volkswagen vêm causando furor não só no mercado automobilístico como dentre os amantes do design. Ícone do estilo vintage que marcava automóveis no passado e levanta paixões até hoje, o que era uma hipótese enfim se tornou fato: através de um anúncio que que homenageia as propagandas do passado, em específico dos fuscas, a Volkswagen finalmente lançou ao mercado a nova Kombi – com um detalhe contemporâneo e ecologicamente correto fundamental: a nova Kombi será totalmente elétrica.

Limão e limonada: um dos anúncios da nova campanha

Intitulada Rebirth, ou Renascimento, a campanha emula um antigo anúncio do fusca, e foi lançada no último dia 5, durante uma partida das finais da NBA de 2019. Até a trilha sonora do vídeo de lançamento da campanha é vintage e icônica: The Sounds Of Silence, clássica canção da dupla Simon & Garfunkel. O slogan da campanha, “Na Escuridão, encontramos a luz”, dialoga com primeiro verso da imortal canção (“Olá, Escuridão/Minha velha amiga”), mas se refere a uma crise recente, respondida agora pela Kombi elétrica: em 2015, a Volkswagen protagonizou um escândalo por conta de um software instalado em veículo a diesel, que enganava os medidores de emissão de gases poluentes. É também em referência a isso que boa parte do vídeo acontece no escuro.

Da escuridão, no entanto, surge enfim o novo modelo – moderno, com design ao mesmo tempo vintage e atualizado e, de acordo com a legenda do vídeo, “introduzindo uma nova era de carros elétricos”. Segundo Scott Keogh, CEO da Volkswagen, a nova campanha é “para todos que se desapontaram e para todos que ficaram com a gente, e trabalharam como loucos para podermos seguir em frente”, afirmou. “Temos a responsabilidade de melhorar, de sermos maiores, e pretendemos dar conta dessa responsabilidade”.

A nova Kombi, intitulada VW I.D. Buzz, será fabricada nos EUA, e liderará toda uma nova linha de carros elétricos da empresa – que, segundo anúncios, chegará ao mercado em 2022.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Deepfake assustador substitui Jack Nicholson por Jim Carrey em ‘O Iluminado’