Ciência

10 minutos de carinho em gatos e cachorros pode diminuir nível de estresse

por: Gabriela Glette

Mais do que companheiros, os gatos e cachorros podem melhorar nossa saúde. Isto porque, pesquisadores da Universidade de Washington – nos Estados Unidos, conseguiram provar que acariciar nossos pets por apenas 10 minutos pode baixar os níveis de cortisol – principal hormônio ligado ao estresse.

acariciar pets 1

Patricia Pendry – coautora do estudo, disse que apesar de ser evidente que os voluntários experimentassem emoções positivas ao acariciar seus animais de estimação, o resultado da pesquisa ainda é mais animador: “É empolgante porque a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

acariciar pets 2

Para chegar a este resultado, os cientistas envolvidos contaram com a participação de 249 alunos da instituição de ensino, que foram divididos em quatro grupos para garantir os resultados do experimento. O próximo passo da pesquisa é estudar o impacto de um programa de prevenção do estresse de quatro semanas com a companhia dos animais.

acariciar pets 3

acariciar pets 4

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Descobrir o sentido da vida pode determinar saúde e longevidade, segundo cientistas