Tecnologia

5 artistas que viraram obras de arte com uso de app de reconhecimento facial

por: Vitor Paiva

Enquanto a febre do Face App, aplicativo que prevê como ficará nossa aparência em 30 anos, quando estivermos “velhos”, um outro app vai muito além, e viaja para o passado para mostrar como seriamos se tivéssemos 500 anos. Ou melhor: como seriam nossos retratos se fossem pintados por mestres das artes do século 15.

Intitulado AI Portraits, o aplicativo utiliza inteligência artificial a partir de um banco de dados de mais de 45 mil obras do passado para criar essa versão renascentista de nossos retratos – e nada melhor do que utilizar celebridades como “cobaias” dessa viagem artística no tempo.

Lady Gaga

O propósito do AI Portraits evidentemente não é criar um retrato realista, mas sim uma versão efetivamente similar aos quadros do século 15. Por isso, enquanto outros apps do tipo alteram somente as cores ou aplicam filtros sobre a fotografia de base, esse novo aplicativo realmente transforma, a partir de um melhor estilo determinado pela IA e o banco de dados, a imagem em uma nova obra – como acontece com a pintura de um quadro.

Beyoncé

Adam Driver

Ed Sheeran

O aplicativo foi desenvolvido por engenheiros italianos em parceria com engenheiros italianos, e o resultado parece ser o mais fiel e reconhecível em comparação às pinturas da época até hoje desenvolvido. E enquanto as acusações de utilização das imagens e informações recolhidas pelo Face App pipocam pela internet e assombram seus usuários, os desenvolvedores do AI Portraits garantem que as fotos só serão utilizadas para criar os “quadros” – e em seguida serão deletadas.

Keanu Reeves

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Engenheiros do MIT anunciam tecnologia revolucionária de absorção de CO2 da atmosfera