Hoje é um dia importante para humanidade por dois motivos: o homem iniciava missão lunar inédita há 50 anos e um eclipse parcial da Lua poderá ser visto hoje.
– Quem é a brasileira de 16 anos que foi para a academia de voo da NASA

Brasil não poderá ver eclipse lunar de janeiro de 2020
O fenômeno de cinco horas de duração começa precisamente às 17h01 no horário de Brasília. Além do Brasil, o eclipse será acompanhado em boa parte da Europa e Ásia, além claro, da parte oriental da América do Sul e da ocidental da Austrália.
Parcial, o eclipse cobre “cerca de 60% da superfície visível da Lua”, que será tomada pela sombra, informou em comunicado o Royal Astronomical Society (RAS) de Londres.
Prepare-se, pois a fase de penumbra – quando a sombra da Terra sobre a lua ainda é vista de forma borrada, vai durar 5 horas e 33 minutos. Já a umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada da Lua, ocorrerá por 2 horas e 51 minutos.
– NASA torna toda sua biblioteca pública, acessível, gratuita e livre
Não há a necessidade de óculos de proteção, no entanto fica mais fácil buscar áreas menos iluminadas. A NASA diz que o próximo eclipse lunar ocorre apenas em janeiro de 2020, mas não poderá ser acompanhado do território brasileiro.
Homem na Lua
Lançada em 16 de julho, a missão norte-americana Apollo 11 aterrissou em solo lunar em 20 de julho de 1969. Os passos dados por Neil Armstrong no satélite natural da Terra causaram furor.
– Cometas, eclipses, chuvas de meteoro e superlua. O calendário astronômico 2019 está sensacional
Quem não se lembra da frase, “esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”?
No começo de 2019, a NASA apresentou o programa Artemis, nome da irmã gêmea de Apollo na mitologia grega. O intuito da agência espacial norte-americana é levar astronautas à lua até 2024.