Ciência

50º aniversário do homem na lua tem eclipse parcial que pode ser visto no Brasil

por: Redação Hypeness

Hoje é um dia importante para humanidade por dois motivos: o homem iniciava missão lunar inédita há 50 anos e um eclipse parcial da Lua poderá ser visto hoje. 

– Quem é a brasileira de 16 anos que foi para a academia de voo da NASA

Brasil não poderá ver eclipse lunar de janeiro de 2020

O fenômeno de cinco horas de duração começa precisamente às 17h01 no horário de Brasília. Além do Brasil, o eclipse será acompanhado em boa parte da Europa e Ásia, além claro, da parte oriental da América do Sul e da ocidental da Austrália. 

Parcial, o eclipse cobre “cerca de 60% da superfície visível da Lua”, que será tomada pela sombra, informou em comunicado o Royal Astronomical Society (RAS) de Londres.

Prepare-se, pois a fase de penumbra – quando a sombra da Terra sobre a lua ainda é vista de forma borrada, vai durar 5 horas e 33 minutos. Já a umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada da Lua, ocorrerá por 2 horas e 51 minutos. 

– NASA torna toda sua biblioteca pública, acessível, gratuita e livre

Não há a necessidade de óculos de proteção, no entanto fica mais fácil buscar áreas menos iluminadas. A NASA diz que o próximo eclipse lunar ocorre apenas em janeiro de 2020, mas não poderá ser acompanhado do território brasileiro. 

Homem na Lua 

Lançada em 16 de julho, a missão norte-americana Apollo 11 aterrissou em solo lunar em 20 de julho de 1969. Os passos dados por Neil Armstrong no satélite natural da Terra causaram furor. 

– Cometas, eclipses, chuvas de meteoro e superlua. O calendário astronômico 2019 está sensacional

Quem não se lembra da frase, “esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”? 

No começo de 2019, a NASA apresentou o programa Artemis, nome da irmã gêmea de Apollo na mitologia grega. O intuito da agência espacial norte-americana é levar astronautas à lua até 2024. 

Publicidade

Foto: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas ensinam ratos a brincar de esconde-esconde e eles amam a brincadeira