Ciência

Água viva imortal é única criatura conhecida que vive para sempre

por: Gabriela Glette

O ser humano já tentou inúmeras vezes ser imortal, mas o fato é que não podemos contrariar a lei da vida, já que todos os seres vivos possuem um fim. No entanto não a turritopsis dohrnii – uma espécie de água viva conhecida por ser imortal. Nativa do Mediterrâneo, esta minúscula criatura possui detém o segredo da verdadeira imortalidade biológica.

água viva imortal 1

Único animal imortal conhecido pela ciência, ela possui a capacidade de reverter para um estágio sexualmente imaturo, em vez de sucumbir à morte. Desde que não seja morta por predadores, este ciclo pode ser repetido indefinidamente.

água viva imortal 2

É como se esta água viva conseguisse enganar a morte e isso é feito através de um processo conhecido como transdiferenciação, que basicamente envolve a transformação de uma célula madura em outro tipo de célula madura. Em vez de morrer, ela primeiro retrai seus tentáculos, transformando-se em uma bolha, e então cai no leito oceânico e retorna ao seu estágio de pólipo dentro de 3 dias. E, o mais incrível é que cientistas descobriram que o novo pólipo é geneticamente idêntico à água-viva original, mas uma versão juvenil dele.

água viva imortal 3

Pesquisas ainda descobriram que esta  transformação ocorre apenas quando a água-viva é ferida ou passa fome, ou quando a temperatura ou a salinidade da água em que ela vive muda. Misteriosa e perfeita, a natureza ainda irá nos revelar muitos segredos.

Publicidade

Foto 1: reprodução

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bióloga brasileira ganha prêmio internacional por evitar morte de animais em rodovias