Viagem

Alana e ICMBio lançam guia para incentivar pais e filhos a acampar juntos

por: Mari Dutra

O programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e o ICMBio lançaram este mês um guia que promete incentivar as famílias a acampar com os pequenos. Disponível gratuitamente e online através de um arquivo em pdf, o Guia Acampando com Crianças busca estimular pais e mães a levar os filhos a acampar em áreas naturais.

A ação visa estimular as crianças a desenvolver um vínculo afetivo com o meio ambiente e se baseia em estudos que indicam que o contato diário com a natureza ajuda na promoção da saúde física e mental dos pequenos, além de desenvolver neles habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais.

O dia 15 de julho foi o escolhido para o lançamento do guia, que foi ao ar junto com a campanha #UmDiaNoParque, uma iniciativa que busca promover e valorizar as diversas Unidades de Conservação brasileiras. A publicação de 24 páginas tem o apoio da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), MaCamp e Outward Bound Brasil.

“Acampar em família é uma experiência transformadora, não só para as crianças, mas para os adultos também. São momentos que ressignificam os nossos valores, que a nossa memória registra e certamente não esquece. As crianças aprendem a reconhecer suas possibilidades e limites, exercitando a autonomia e lidando com riscos.”, comenta Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, em comunicado à imprensa.

Acampar com crianças

Uma das sugestões do guia é começar fazendo um pequeno acampamento no quintal ou na sala de casa. Assim, existe sempre a segurança de ter um teto pertinho caso as crianças fiquem com muito medo, por exemplo. O documento lista ainda os parques nacionais onde é possível acampar e até mesmo os equipamentos básicos para quem vai passar uma noite em meio à natureza com as crianças.

Clique aqui para fazer o download do Guia Acampando com Crianças e bora colocar em prática o primeiro roteiro em família.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: viajar de avião numa redoma de vidro pode ser rotina pós-pandemia